Um grupo de engenheiros eletricistas e mecânicos de Curitiba criou o primeiro veículo 100% elétrico a ser fabricado em série no Brasil. Foram necessários dois anos de pesquisas e diversos testes com protótipos para tirar o projeto do papel.
O veículo 100% elétrico do tipo buggy também contou com o trabalho de designers e foi projetado para atender a demanda turística do Brasil. Batizado de Buggy Power, o carro elétrico tem diferentes tecnologias embarcadas e pode ser conectado por smartphone.
Equipado com baterias de íons de lítio de última geração, que também estão sendo 100% montadas no Brasil, o carro é ambientalmente correto, tem zero ruído, zero emissões e zero poluição, segundo a eiON, fabricante do veículo.
O tempo de recarga das baterias do modelo padrão do buggy varia entre 2 a 5 horas, dependendo se for carregado em uma tomada 220 ou 110V, respectivamente. O Buggy Power pode percorrer 100 km com menos de R$ 9,00 e tem autonomia acima de 200 km nas versões mais exclusivas.
Produção em série
Com base na informação de consultores que atuam neste nicho de mercado, a eiON estima que a demanda por buggies no país seja de mil unidades por ano. Além disso, também existe uma demanda internacional.
A produção do Buggy Power em escala comercial está prestes a ser iniciada.
O Buggy Power será comercializado com garantia de um ano. O motor elétrico terá garantia de 10 anos, sendo que as baterias poderão ser contratadas com garantia estendida de até 5 anos.
Como o veículo é equipado com powertrain fabricado no Brasil, além de ser o único veículo elétrico a ser produzido em série no país, também é o que tem o maior índice de nacionalização de componentes.
Fonte: Automotive Business, janeiro de 2020