Os sinistros que podem ocorrer nos estacionamentos e garagens sempre é motivo de preocupação das empresas, e o Sindepark destaca que várias ações para prevenção de problemas devem ser feitas em âmbito operacional: o pessoal de gestão deve ser orientado a tomar as providências para que se consiga minimizá-los.
Para discutir o assunto e auxiliar seus associados, o Sindepark, junto com a FBB Corretora de Seguros, promoveu uma live sobre o assunto no final de 2023. Na ocasião, se ressaltou que hoje os carros têm valores muito altos, assim como suas peças, mas podem acontecer também danos corporais, por isso a importância da prevenção.
O Sindepark alerta os colaboradores, desde o manobrista até o funcionário que está na linha de frente, no dia a dia dos estacionamentos, para que estejam atentos a pessoas estranhas, que ficam rondando os estabelecimentos, que sigam as regras de segurança – por exemplo, colocar a chave do veículo no para-brisa ou no pneu é uma atitude que facilita o crime -, exigindo os tíquetes, observando toda atitude suspeita, e sempre que for necessário ligar para o 190 e pedir ajuda.
Enfim, as ações de prevenção são muitas, incluindo a confecção de um manual de boas práticas, mas o Sindepark ressalta que é um trabalho em conjunto, pois todos devem buscar soluções para evitar os sinistros.