Por Miriam Novaes - Apesar do ano atípico de 2020, em função da pandemia e a busca de equilíbrio entre preservar a saúde da população, de um lado, e a manutenção das atividades econômicas, de outro, os diversos setores reagiram de maneiras diferentes.
O setor de shoppings centers, por exemplo, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em 2020 teve a inaugurações de sete empreendimentos, três deles em São Paulo, e os outros em Pernambuco, Goiás, Bahia e Paraíba. Para este ano, estão programadas mais 13 inaugurações em diversos Estados, numa demonstração da confiança na recuperação econômica a partir do segundo semestre.
Em São Paulo, um cenário mais otimista começa a se formar com o fim da fase vermelha e a implantação da fase de transição, o que permitiu a reabertura dos shoppings no último domingo, dia 18, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Governo de São Paulo. O horário de funcionamento ainda é reduzido: diariamente das 11h às 19h.
Por outro lado, o retorno das medidas de ajuda aos negócios de menor porte tem sido uma das reivindicações dos setores mais atingidos pela segunda onda da pandemia de Covid-19. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), por exemplo, 91% das empresas do segmento não conseguiram pagar integralmente as folhas salariais em abril.
Com investimento de R$ 5 bilhões, o governo deve confirmar, nos próximos dias, o retorno do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que financia pequenos negócios com juros baixos e regras simplificadas. Esse programa foi criado em maio de 2020 pelo governo federal para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e manter empregos durante a pandemia. As empresas beneficiadas tinham o compromisso de preservar o número de funcionários e puderam utilizar os recursos em investimentos e capital de giro.
O Ministério da Economia aguarda ainda a aprovação do projeto que flexibiliza a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, que também deverá ser votado ainda nesta semana.
O projeto que altera a LDO de 2021 retira um dispositivo que obrigaria o governo a compensar os dois programas temporários com corte de despesas em outras áreas ou com aumento de tributos e de outras fontes de receita.
A instabilidade econômica e as dúvidas sobre o futuro do mercado é o que mais tem preocupado os empresários desde o início da pandemia. Superar este momento delicado exige, entre outras ações, a mobilização dos setores para adotar medidas para reduzir o impacto das restrições e também buscar a parceria de entidades como o Sindepark, que defende os interesses e auxilia na tomada de decisões das empresas associadas.
Miriam Novaes, jornalista, responsável pelo Parking News
Outras matérias da edição
Governo de SP cria 'fase de transição' e libera comércio e atividades religiosas a partir de domingo
Restaurantes, academias, salões de beleza, atividades culturais e parques podem reabrir a partir do dia 24 de abril. O toque de recolher, das 20h às 5h, foi mantido. (...)
Soluções de smart cities nas quais o Brasil poderia se inspirar
Tem sensores de mobilidade, latas de lixo conectadas, ciclovias que geram energia elétrica e muitas outras ferramentas para tornar cidades inteligentes (...)
Respostas sobre a chegada dos carros voadores nas cidades brasileiras
Vai ser possível reservar uma viagem de eVTOL por aplicativo. Antes disso, no entanto, a tecnologia precisa ser regulamentada (...)
Nas cidades europeias, população apoia o fim do carro a combustão
Em pesquisa, 63% dos moradores indicaram apoio ao movimento de banir a tecnologia da região a partir de 2030 (...)
Financiamento de carros usados cresce 20% em março
Análise da B3 mostra que o crescimento em relação a 2020 foi ainda maior para motos, com 39% (...)
Conheça as metas das montadoras para ampliar a oferta de carros elétricos
Uma série de fabricantes de veículos já definiu estratégias claras para introduzir a tecnologia e investidores (...)
Domino's faz delivery de pizzas com veículo autônomo
O robô entregador R2, da Nuro, é o primeiro transporte sem motorista autorizado pelo governo dos EUA (...)