O debate acerca da proibição de carros a combustão é tão forte na Europa que até mesmo a população já decidiu de que lado está: a maioria apoia que a tecnologia seja banida da região a partir de 2030. A conclusão é de estudo da empresa de pesquisa YouGov encomendada por organizações de defesa do meio ambiente.
Realizado com mais de 10 mil residentes de cidades europeias, o levantamento mostra que 63% são favoráveis às legislações que proíbem o uso de carros a gasolina e a diesel na próxima década. Entre os respondentes, estão residentes de Londres, na Inglaterra, Varsóvia, na Polônia, e Budapeste, na Hungria.
A opinião, no entanto, não é unânime: 29% dos participantes da pesquisa dizem se opor à ideia de proibir os veículos a combustão e minoria de 8% aponta que não tem posição formada.
Nos últimos anos, uma série de países se posicionou sobre prazos para banir veículos a combustão. Há, no entanto, debate sobre a possibilidade de estipular de uma data única para toda a União Europeia. Ao menos um dos envolvidos parece já ter posição definida no debate: a população, que já sinalizou desejo por mudança.
Fonte: Automotive Business, 13/04/2021