Grandes fabricantes de veículos apostam forte no mercado de carros elétricos para cumprir as legislações de emissões cada vez mais apertadas ao redor do mundo, além de enfrentar a concorrência com empresas como a Tesla, que subiu o sarrafo da experiência de mobilidade individual com seus veículos elétricos.
Para os próximos anos, marcas como Volkswagen, BMW, Hyundai, GM e Volvo incluíram as novas tecnologias de propulsão no cerne de suas estratégias, com metas ambiciosas de investimento e produção da tecnologia.
Além dos potenciais benefícios ecológicos da eletrificação, o mercado financeiro vê com otimismo o movimento do setor automotivo em direção à tecnologia. Há algum tempo, é este o caminho que o capitalismo tem apontado, com investidores apostando as fichas nas organizações comprometidas com a mobilidade elétrica.
Prova disso é a própria Tesla, cujo valor de mercado gira em torno de US$ 50 bilhões.
A Volkswagen também viu suas ações dispararem 800% este ano, após o anúncio de sua estratégia global para expandir a produção de carros elétricos, postos de recarga e baterias 50% mais baratas.
A CEO da General Motors, Mary Barra, é outra que acompanhou o efeito financeiro da eletrificação. Ela fez saltar o preço das ações da empresa ao anunciar em janeiro que a montadora planeja eliminar gradualmente os carros a gasolina e diesel até 2035.
Atualmente, 7,2 milhões de veículos eletrificados estão em circulação no mundo, o que representa 1% da frota global. Segundo analistas do setor, as montadoras estão investindo fortemente para tornar os carros elétricos mais acessíveis, expandir o mercado e, quem sabe, desbancar a boa construção de imagem que a Tesla fez até aqui.
VOLKSWAGEN
A VW tem um dos planos mais ambiciosos para baratear e acelerar a eletrificação, sendo cotada como uma das concorrentes mais potentes para alcançar o sucesso da Tesla. Neste ano, a fabricante alemã planeja entregar 1 milhão de veículos híbridos plugáveis e totalmente elétricos. Para os próximos dez anos, a meta é alcançar a venda de 22 milhões de unidades de carros elétricos.
GENERAL MOTORS
A empresa americana anunciou investimento nada módico de US$ 27 bilhões para o lançamento de 30 carros elétricos até 2025. No período, 40% dos lançamentos previstos nos EUA serão modelos com a tecnologia. A meta da fabricante é eliminar gradualmente os veículos a gasolina e diesel de seu portfólio até 2035.
VOLVO
De acordo com a empresa, a Volvo tem como objetivo alcançar a liderança do mercado de carros elétricos premium. Para isso, metade dos carros da marca serão movidos a eletricidade até 2025, e a outra metade será de híbridos plug-in. Nos cinco anos seguintes, a fabricante deixará de produzir veículos a combustão, inclusive híbridos, focando apenas nos elétricos.
BMW
O plano de sustentabilidade da BMW para os próximos 10 anos é focado na expansão na mobilidade elétrica. Até 2030, o grupo pretende ter 7 milhões de veículos eletrificados em circulação em todo mundo, sendo dois terços totalmente elétricos.
Uma das metas na Europa é aumentar a venda de modelos BMW e Mini totalmente elétricos ou híbridos plug-in de 13% para 25% já no próximo ano. Em 2030, veículos com a tecnologia deverão representar metade das vendas de todos os veículos do grupo.
No Brasil, a transformação da Mini também é realidade. A marca anunciou, em abril, a pré-venda do primeiro modelo 100% elétrico, o MINI Cooper SE. Em 2020, a BMW e a Mini venderam 1,1 mil unidades eletrificadas no País.
HYUNDAI
A plataforma para veículos elétricos E-GMP da Hyundai e da Kia Motors deve alavancar a participação do grupo na mobilidade elétrica. A meta é lançar 23 modelos com a tecnologia até 2025 e atingir a marca de um milhão de vendas. Entre os carros em desenvolvimento estão seis sedãs e sete utilitários esportivos.
Outro investimento relevante da companhia é em carregadores ultrarrápidos, que prometem recarga em apenas 18 minutos e autonomia superior a 500 km.
Fonte: Automotive Business, 13/04/2021
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