Começou nesta segunda-feira (30) o período educativo da Zona Azul em Poços de Caldas (MG). O serviço ficou parado por quase dois meses e a nova área abrange 3.946 vagas de estacionamento rotativo. O período experimental será de 15 dias.
Durante este tempo, monitores da Zona Azul vão distribuir panfletos e fazer abordagens a fim de explicar como será a utilização dos parquímetros e bilhetes nas áreas demarcadas. Não há multas no período educativo.
Antes da mudança, a área de Zona Azul ocupava 18 ruas e praças, e tinha capacidade para 1,2 mil veículos. Agora, o serviço foi ampliado e o número de vagas também. O novo sistema, que será administrado pela EXParking, terá a tarifa única de R$ 2.
Segundo o diretor de relações institucionais da empresa concessionária, Sérgio Iran Soares, o que vai diferir será o tempo de permanência nas áreas. “Na área 1, é uma hora, na área 2, duas horas e na área 3, três horas”, esclareceu. "Por enquanto, apenas a área 1 estará disponível.”
Saiba como funciona o período educativo
Apesar de ser considerado um período educativo e não haver multa se o motorista ficar um tempo maior que o permitido nas vagas nestes 15 dias experimentais, caso o motorista desrespeite a demarcação das vagas, ou seja, usar vagas de motos, idosos ou deficientes físicos, os agentes de trânsito da Secretaria de Defesa Social poderão aplicar multas.
Somente a partir do dia 15 de junho, quando os 100 parquímetros instalados forem ligados e a cobrança efetiva do estacionamento começar a ser realizada, é que os agentes poderão multar os motoristas que desrespeitarem o tempo permitido por lei.
Fonte: G1/Sul de Minas, 30 de maio de 2016