A empresa de estacionamentos Estapar comprou a baiana Wellpark, com atuação em seis estados e 90 operações ao todo. A compra deve ser a última da Estapar por enquanto - pois vai optar pelo crescimento orgânico - mas não a última do mercado de estacionamentos. Para os males da cidade, a cidade cria suas soluções e uma delas passa pelo mercado de estacionamentos. Tanto em vagas cercadas como públicas.
O negócio é promissor no País. Não apenas por motivos óbvios, mas em boa medida por conta das soluções inevitáveis para vencer a superlotação de automóveis. Uma delas é o sistema de vagas rotativas nas ruas, a chamada Zona Azul. A própria Estapar já opera o sistema em 17 cidades e tem uma crença: as soluções não são isoladas. Além das faixas exclusivas para ônibus e as ciclofaixas, impor a rotatividade por meio do Zona Azul é básico.
Com a aquisição, o Nordeste passa a representar 12% das vagas da Estapar. Além da Bahia, a Wellpark está em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. A Estapar foi fundada em 1981 e possui hoje mais de 900 estacionamentos em 75 municípios. Esqueça aqueles pardieiros do Centro ou as hordas de flanelinhas das grandes cidades.
Fonte: O Povo (Fortaleza), 30 de agosto de 2015