O mundo terá 85 milhões de veículos elétricos em circulação até o final de 2025. Essa é a projeção da Gartner, que teve seus analistas abordando o assunto, falando sobre como as empresas superestimaram a rapidez com que a transição para essa categoria irá ocorrer. Obviamente, os carros devem compor boa parte desse número.
Um dos especialistas comentou que:
“Muitas empresas superestimaram a rapidez com que a transição para os veículos elétricos iria ocorrer, o que levou ao atraso no lançamento de novos modelos. O crescimento em 2025 será impulsionado principalmente por um aumento nas vendas de veículos elétricos na China (58%) e na Europa (24%) que, juntas, deverão representar 82% do total da frota elétrica em uso no mundo.”
Da quantidade mencionada, pelo menos 62 milhões será representada por veículos elétricos a bateria em uso ao redor do globo. Caso ocorra, o crescimento será de 35% em comparação com o ano de 2024. Os modelos elétricos híbridos plug-in (PHEVs), por sua vez, terão um aumento um pouco mais contido (28%).
Quanto às regiões, a China deverá ter uma base maior em relação à combinada do restante do mundo. Ainda assim, a demanda tende a crescer constantemente na Europa e América do Norte, chegando a representar 36% dos veículos elétricos globais em 2024. Em 2025, a Gartner prevê que o país asiático terá 49 milhões de veículos eletrificados em suas duas, enquanto a Europa terá 20,6 milhões e a América do Norte, 10,4 milhões.
Em relação à sustentabilidade, as montadoras permitirão que 95% das baterias de veículos elétricos sejam recicladas com foco em mitigar o risco de escassez de matérias-primas. Segundo o Davenport:
“Um esforço robusto de reciclagem para aproveitar os materiais de baterias usadas e sobras do processo de produção, juntamente com os esforços da União Europeia para exigir a reciclagem de baterias, poderia reduzir a necessidade de mais extração mineral. Como as concentrações de metais raros nas baterias são maiores do que nos minérios naturais, as unidades usadas podem ser vistas como minérios altamente enriquecidos”.
Enquanto isso, o analista da Gartner explicou que:
“Se recuperadas em larga escala, essas baterias usadas poderiam sustentar a viabilidade comercial dos veículos elétricos, ao reduzir os preços dessas peças. Além disso, haveria o benefício adicional de impedir que as baterias fossem descartadas de forma antiética ou enviadas para aterros sanitários.” (Imagem: divulgação)
Tudocelular.com, 21 de outubro de 2024