As multas por excesso de velocidade mais que dobraram nas marginais Tietê e Pinheiros depois que as vias tiveram os limites máximos reduzidos, no ano passado. Levantamento feito pela Folha em dados disponibilizados pela Prefeitura de SP aponta que as autuações cresceram 136% na marginal Tietê e 165% na Pinheiros.
A comparação considera as multas aplicadas nos cinco meses antes da mudança, implantada em 20 de julho, com os cinco meses depois. O crescimento ficou bem acima do registrado em toda a cidade, que teve alta de 51% nas multas por excesso de velocidade no mesmo período. Os limites nas vias caíram de90 km/hpara70 km/hnas pistas expressas e de70 km/hpara50 km/hnas locais.
A prefeitura diz que baixou as velocidades para reduzir a letalidade do trânsito paulistano. As marginais são as vias com maior número de acidentes graves na capital paulista. Segundo o último balanço divulgado, o número caiu 35% de janeiro a novembro de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. Em toda a cidade, os mortos em acidentes diminuíram 21% no mesmo período.
Fonte: Folha de S. Paulo – 25 de fevereiro de 2016