Parking News

A realização de uma audiência pública promovida pela Comissão de Defesa do Cidadão, ontem pela manhã, no auditório do anexo da Câmara dos Vereadores, sobre a possibilidade de os shoppings da capital cobrarem estacionamento, resultou na proposta de criação do Movimento de Defesa da Gratuidade nos Estacionamentos de Shoppings em Salvador.

Um ato em frente e panfletagem numa das saídas de veículos do Iguatemi encerraram o dia de mobilização, que deverá continuar em outros centros comerciais da cidade. Uma faixa foi deixada no local, lembrando o motivo do protesto. 

O evento foi organizado pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB).  Ele disse que a iniciativa contou com amplo apoio popular e propôs a realização de mais uma audiência pública na Câmara e ato público.

O movimento também vai buscar a participação da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia e Ministério Público visando propor uma ação civil pública. 

Estavam presentes à audiência representantes do Procon e do Movimento das Donas de Casa e Consumidores da Bahia, além de diversas lideranças do movimento sindical e popular.

Reação - O deputado federal Daniel Almeida, ex-vereador da cidade, disse que a cobrança de estacionamentos é tão absurda quanto a tentativa dos shoppings abrirem suas portas todos os domingos, como se a lógica do mercado legislasse sobre a sociedade.  "A clientela é atraída aos shoppings e paga mais caro as mercadorias porque nos valores já estão embutidos diversos serviços, entre eles o estacionamento gratuito", disse. 

Também foi lembrada a Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo da cidade e o projeto do vereador Gilberto José aprovado no ano passado, determinando que para cada 18 metros quadrados de lojas, o shopping deve oferecer uma vaga de estacionamento gratuito ao cliente. Somente as vagas excedentes podem ser cobradas. Everaldo Augusto lamentou a ausência de representantes dos shoppings para que defendessem as suas propostas.

Fonte: A Tarde (Bahia),14 de abril de 2007

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamento faz do Morumbi futura sede

Falta de um estacionamento, será resolvida pelo tricolor, que afirmou já ter uma área próxima ao Morumbi para abrigar mais de 4 mil veículos

Current banking behaviors are

Forma de declaração de microempresa poderá mudar

Pelo projeto, o modo simplificado de apresentação das declarações será determinado por resolução de Comitê Gestor, vinculado ao Ministério da Fazenda< (...)

Cobrança começa na segunda

Medida entra em vigor nos Shoppings Flamboyant e Goiânia, quando a permanência for superior a 20 minutos. Serão cobrados R$ 2,50 por três horas

Current banking behaviors are

Trânsito Livre

Diário Oficial do município autoriza novos locais para estacionamento de táxis e proíbe parada de veículos do lado ímpar das Avenida Paula Souza

Current banki (...)

Zona Azul no parque

A polêmica sobre o assunto parte de pessoas que ou estão desinformadas da rotina do Ibirapuera ou têm na discussão outros interesses menores