O aumento de 53% no valor das multas para quem estacionar em vagas reservadas para idosos ou pessoas com deficiência, válido desde o dia 1º deste mês, não está impedindo que alguns motoristas continuem desrespeitando a lei. Numa única manhã, a reportagem do Correio de Uberlândia saiu às ruas e flagrou ao menos dez casos de carros ocupando de forma irregular - total ou parcialmente - vagas exclusivas em regiões distintas da cidade.
Apenas em2016, aSecretaria de Trânsito e Transportes (Settran) já aplicou cerca de 360 multas para esse tipo de infração no município. Durante a averiguação, a reportagem percorreu o hipercentro da cidade por duas horas e localizou cinco carros descredenciados estacionados em vagas reservadas ou para idosos ou para deficientes. Flagrante parecido ocorreu dentro do estacionamento do Fórum Abelardo Penna, onde um motorista estacionou o seu veículo sobre duas vagas, ocupando pela metade um espaço reservado para pessoas com deficiências.
500 VAGAS SÃO PARA IDOSOS E DEFICIENTES
A cidade de Uberlândia possui 150 vagas - 80 delas no Centro - destinadas para idosos e mais 350 – 32 no Centro - reservadas exclusivamente para pessoas com deficiência, segundo a Settran. Ainda conforme a secretaria, em 2016, até a realização desta reportagem, 204 multas foram aplicadas a motoristas por estacionamento irregular em espaço de idosos e 156 em locais para deficientes, totalizando 360 multas.
Em 2015, o total de multas aplicadas chegou a 564 (221 em vagas para deficientes e 343 de idosos). Com a mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), válida desde o dia 1º deste mês, a classificação para esse tipo de infração passou de grave para gravíssima. Além disso, o valor da multa aumentou de R$ 127,69 para R$ 293,47 e o acúmulo de pontos na Carteira Nacional de Habilitação subiu de cinco para sete.
Fonte: Correio - Uberlândia - 11/11/2016