De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 1.578 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no quarto trimestre do ano passado, o que representa o melhor resultado da série histórica, iniciada no primeiro trimestre de 2021. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, que contou com 1.560 marcas inauguradas em centros de compras, a expansão foi de 1,2%. O desempenho também superou o registrado no 3° trimestre de 2022, quando 1.419 marcas anunciaram inaugurações.
Entre os segmentos mapeados, os que mais se destacaram em termos de expansão foram: Alimentação e Bebidas (26%), seguido por Vestuário (23%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (7%), Acessórios (7%), Perfumaria e Cosméticos (5%), Calçados (5%), Serviços Estéticos (4%), Telefonia e Acessórios (3%), Entretenimento (3%), Relojoaria e Joalheria (2%) e Artigos Esportivos (2%).
Entre as 1.578 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do quarto trimestre de 2022, as que ocuparam as 10 primeiras colocações no ranking, considerando todos os segmentos mapeados, foram:
Destaques de 2022
De acordo com os mapeamentos trimestrais realizados pela Abrasce, mais de 4.000 marcas anunciaram inaugurações de novas lojas em shopping centers no ano passado. Em 2021, esse montante foi de 3.500.
Nos top 50 das marcas que mais inauguraram lojas, 25 estrearam no ranking geral de 2022, quando comparado com 2021, sendo que cinco delas estão presentes no top 10: Cololido Algodão Doce, The B-Burger, Milky Moo (Alimentação e Bebidas) e Natura e Touti Cosmetics (Perfumaria e Cosméticos).
Já as marcas Ótica Chilli Beans (Óticas), Vivara/Life by Vivara (Relojoaria e Joalheria), Fini e Kekala Custom Picolé (Alimentação e Bebidas) se mantiveram dentro do top 10, quando comparado com o mesmo período.
Três marcas ganharam destaque de estreia em shopping centers em 2022 e já conquistaram um lugar no ranking geral das que mais inauguraram: DoceFlô (Alimentação e Bebidas), Laser&Co (Serviços Estéticos) e Miss Make (Perfumaria e Cosméticos).
No geral, onze categorias tiveram marcas como destaque, sendo Alimentação e Bebidas, a categoria com o maior número de marcas presentes, seguida por vestuário, calçados e perfumaria e cosméticos.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, pontua que, no 4º trimestre do ano passado, o nível de vendas dos shoppings cresceu 5,5% em relação ao mesmo período de 2021, representando o sétimo crescimento trimestral consecutivo, após os períodos mais agudos da pandemia. Para ele, a recuperação dos níveis de venda tem atraído cada vez mais marcas para os shoppings.
“É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e estimuladas por um ambiente em constante evolução. Somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras, e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos”, finaliza o executivo. (Imagem: divulgação/shopping BA)
Mercado & Consumo, 23/03/2023