As maiores redes de shopping centers do Brasil – BRMalls, Iguatemi, Multiplan e Aliansce Sonae – decidiram sacrificar o faturamento por mais um mês, diante da crise. As redes vão isentar os lojistas do pagamento do aluguel de maio, cujo boleto será enviado em poucos dias. A definição dessa cobrança ainda estava pendente em alguns lugares e assustava os varejistas, que viram suas vendas irem à lona na quarentena. Todos os 577 shoppings do País foram fechados por determinação de autoridades locais na segunda quinzena de março, após o estouro da pandemia. A reabertura começou pouco a pouco, no fim de abril. Hoje, são 158 centros de compra em funcionamento em 69 cidades, porém com horário reduzido, controle de fluxo de visitantes e vendas 50% abaixo do normal.
» Bom senso. Neste momento, as companhias estão avaliando como ficará a política de cobrança de aluguéis após a reabertura. A ideia é conceder desconto que será reduzido mês a mês, de acordo a evolução das vendas. Ao todo, o setor já isentou ou adiou a cobrança de R$ 3 bilhões de aluguéis, taxas condominiais e outros compromissos, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
» Uma lava a outra. A medida pretende evitar a quebradeira generalizada de lojistas e o aumento dos espaços vagos, além de disputas judiciais em torno das cobranças, como na crise de 2014. Dois terços dos varejistas são empresas de pequeno e médio porte, com menos fôlego para atravessar o período de dificuldades. Por outro lado, a medida afeta o bolso das donas de shoppings, cujas fontes de receita são o aluguel de lojas e vagas de estacionamento, zerado desde março.
Fonte: O Estado de S. Paulo - 29/05/2020
Outras matérias da edição
Como ficam os estacionamentos com o Novo Normal?
A economia é como a vítima da COVID-19: morre, mas o atestado de óbito confirmando se foi ou não pela COVID-19 só sai tempos depois (...)
Retomada das atividades econômicas em São Paulo
A nova fase da quarentena na cidade de São Paulo, prorrogada até 15 de junho, determina que cada entidade de classe dos setores indicados para flexibilização terá de apresentar protocolos (...)
MP da redução de salários foi prorrogada
O Sindepark informa que foi publicado dia 28 de maio o Ato do Presidente da Mesa do Congresso Nacional nº 44, que prorroga por mais 60 (...)
Estacionamentos de comércios terão somente 20% das vagas disponíveis (Sorocaba/SP)
A decisão consta no decreto municipal publicado dia 29 pela Prefeitura (...)
Shoppings apostam no drive-thru (Jundiaí/SP)
Enquanto a reabertura dos shoppings não acontece, como já definido no plano de ação do governo do Estado, os estabelecimentos de Jundiaí trabalham no sistema drive-thru (...)
Retorno da Zona Azul (Piracicaba/SP)
A Estapar, empresa responsável pela operação da Zona Azul Digital de Piracicaba, retoma, hoje, a operação do sistema rotativo que estava suspenso desde o dia 23 (...)
Taubaté retomou Zona Azul na segunda-feira (SP)
A Prefeitura de Taubaté autorizou a empresa Estapar a retomar o sistema de estacionamento rotativo (...)
Carros flex terão separador de combustível para melhorar desempenho e economia
Os motores bicombustível, ou flex, representaram uma revolução para a indústria automobilística ao oferecer aos (...)
Porsche 911 Targa mescla passado e presente na especial Heritage Edition
Modelo exclusivo terá somente 992 unidades produzidas ao redor do mundo (...)