O governo do estado de São Paulo divulgou neste sábado (28), no Diário Oficial, a tabela com os valores venais dos veículos para cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2016. Foi disponibilizado um endereço para que o motorista possa fazer a consulta utilizando os dados presentes no documento do veículo.
O valor do imposto no Estado ficará, em média, 3,3% mais barato, e a cobrança começa em 11 de janeiro.
O levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), baseado nos valores de mercado de setembro de 2015, identificou maior queda de preços de venda para caminhões usados, que apresentaram recuo de 3,76%. Os automóveis tiveram redução de 3,4%, seguidos dos utilitários, com redução de 3,28%.
Calendário
O calendário de pagamento do IPVA 2016 está definido.
Para efetuar o pagamento do IPVA 2016, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e efetuar o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, ou pela internet ou débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.
Avisos de vencimento
A partir da segunda quinzena de dezembro a Secretaria da Fazenda enviará cerca de 18 milhões de avisos de vencimento aos proprietários de veículos automotores terrestres registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo. Quem não receber o comunicado deve acessar o site da Secretaria da Fazenda (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) para mais informações sobre o pagamento.
A frota total de veículos no estado de São Paulo é de cerca de 23,5 milhões.
Fonte: G1, 28 de novembro de 2015