O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (3) a retomada da proposta de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô (que hoje liga a Vila Madalena, na Zona Oeste, à Vila Prudente, na Zona Leste, por meio da Avenida Paulista), mas agora só até o bairro da Penha, na Zona Leste, e não mais até Guarulhos, como vem sendo prometido pelo governo estadual desde 2014.
A ideia, desenvolvida ao longo da gestão Geraldo Alckmin (PSDB), era que a Linha 2-Verde tivesse 14,4 quilômetros, divididos em treze estações. A linha seria interligada à Linha 12-Safira da CPTM e, em especial, com a Linha 13-Jade, o trem que vai até o Aeroporto Internacional de Cumbica. A proposta teve seu projeto básico concluído em março de 2014.
Agora, no lugar de obras, o governo anuncia a volta a uma etapa anterior, a de contratação de projeto executivo. E em um trecho menor, até a Estação Penha, com ligação até a Linha 3-Vermelha do Metrô.
Será um trecho de 8,3 quilômetros, envolvendo oito estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha). A promessa é que essas obras comecem no ano que vem – mas a data da entrega das novas estações não foi divulgada.
Fonte: Estadão Conteúdo, 3 jun 2019