O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), apresentou o Projeto de Lei número 184/2021, que determina o plantio de árvores nos estacionamentos comerciais e bancários. A proposta aguarda parecer das comissões permanentes da ALMT.
Em seu artigo 1º, o PL determina que todos os estabelecimentos comerciais, bancários, de serviços e similares, públicos e privados, façam o plantio de árvores nas dependências de seus estacionamentos abertos. Dessa forma, serão obrigados a plantar uma árvore para cada quatro vagas de veículos, sendo elas distribuídas entre as vagas. E veta o plantio em apenas um ponto do estacionamento, bem como isenta do cumprimento dessa lei os estacionamentos com menos de 10 vagas.
Os estabelecimentos com área coberta e aberta deverão cumprir a nova lei, caso o PL seja aprovado, levando em consideração o número total de vagas colocadas à disposição de seus clientes. Sob pena de multa calculada proporcionalmente a quantidade de vagas. A cada reincidência, a multa será majorada em 50%, com a fiscalização que deverá ocorrer através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Botelho, que também é autor do Projeto de Lei 117/21, que dispõe sobre a arborização em conjuntos habitacionais financiados com recursos públicos, também em tramitação na ALMT, destacou a importância dos projetos.
Ele relata ser necessário tendo em vista que atualmente é cada vez mais comum a existência de shopping centers, centros comerciais e lojas de grande que colocam à disposição de seus clientes estacionamentos abertos com grande número de vagas para veículos. No entanto, cita no projeto que alguns estacionamentos são, muitas vezes, construídos sem qualquer planejamento, não respeitam normas importantes, como a de impermeabilidade do solo, asfaltando ou concretando toda sua área.
Eduardo Botelho argumenta que o plantio de árvores proporciona muitos benefícios, como a infiltração de água no solo; redução da sensação térmica; atenuação da poluição sonora, atuando como barreiras contra pequenos ruídos; diminui a velocidade e a direção do vento. Além da liberação de oxigênio e absorção de poluentes.
Fonte: Cenário MT, 29/03/2021
Outras matérias da edição
Parceria cada vez mais importante
O Sindepark se adaptou ao atual momento e, desde o começo da pandemia do (...)
Articulação nacional é imprescindível para manter a estrutura econômica do País e a sobrevivência das empresas, diz Fecomercio
FecomercioSP sugere homogeneidade na adoção de critérios de combate à pandemia, bem como medidas emergenciais de crédito, renda e proteção ao emprego (...)
Contran prorroga prazo para renovação da CNH em 14 estados e no DF
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou por tempo indeterminado os prazos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como (...)
Gasolina e diesel recuam nos postos após cortes da Petrobras na refinaria
Os preços da gasolina e do diesel nos postos do Brasil encerraram a semana passada em queda, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo (...)
Postos devem ter placa com descrição de preço de combustível
Começou a valer dia 25 o Decreto Nº 10.634, que obriga os postos de gasolina a informar aos consumidores a composição do valor dos combustíveis (...)
Após ciclovia, prefeitura instala estacionamento em via do Cambuci
Após a instalação de uma ciclofaixa ao longo da avenida Lacerda Franco, a Prefeitura de São Paulo introduziu vagas de estacionamento entre (...)
Zona Azul de Praia Grande é 100% digital
Com as medidas mais restritivas definidas pelo decreto 7206/21 visando evitar o avanço da pandemia do coronavírus na região, o sistema (...)
Eve, da EmbraerX, faz primeira decolagem com seu carro voador
Segundo a CNN, protótipo do eVTOL foi testado em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Novidade pode chegar ao mercado nos próximos 10 anos (...)
Bicicletas, a nova revolução francesa
Paris aposta nas duas rodas como a chave da futura mobilidade urbana (...)
Veículo totalmente autônomo da Tesla faz teste nos EUA e vídeo impressiona
A Tesla está testando a versão beta do sistema Full Self-Driving (Auto-condução completa, na tradução literal) com alguns milhares de clientes e funcionários (...)