Parking News

Espaço combina garagem solar com recarga de carros

A ideia vem sendo implementada em instalações de propriedade da vinícola Cordier na França.

Desde que a França aprovou uma lei para obrigar os estacionamentos a realizarem coberturas com painéis solares não param de surgir notícias neste sentido. O mais novo projeto é otimizar a área de estacionamento para não só produzir a energia renovável como também distribuir tal energia no carregamento de veículos elétricos.

A ideia vem sendo implementada em instalações de propriedade da vinícola Cordier na França. Em Trilles, Département Hérault, um dos projetos está em fase de conclusão. O estacionamento terá oito estações de carregamento de 22 kW e uma produção anual de painéis solares estimada em 631 MWh. O segundo projeto será em Cubzac-Les-Ponts, Gironde, com 12 estações de carregamento.

Implementado pela empresa francesa de energia renovável Idex, os dois estacionamentos utilizarão um total de 1.118 módulos solares bifaciais do fabricante chinês DMEGC e 20 estações de carregamento de veículos elétricos.

À revista pv France, o diretor de edifícios de baixo carbono da Idex, Édouard Roblot, reconheceu que com a crescente frota francesa de veículos elétricos tais projetos ainda não são suficientes, mas que “20% dos espaços estão pré-equipados e prontos para receber novos terminais caso seja necessário.”

O mercado francês de energia solar fotovoltaica é expressivo na Europa. Em 2022, a capacidade instalada de energia solar no país representou mais de 17,41 GW, com mais de 26% de participação no mix total de energias renováveis.

Espera-se que o tamanho do mercado de energia solar da França cresça para 39,11 GW até 2028, e para mais de 100 GW até 2050. Em termos globais de fontes energéticas verdes, a França pretende produzir 33% da sua energia total a partir de fontes renováveis, especialmente energia solar, até 2030. (Imagem: Idex)

CicloVivo, 24/05/2024

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark