O edital de licitação para concessão da Zona Azul Eletrônica, em Campinas, deve ser publicado neste mês pela prefeitura, segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
Após a contratação da empresa, a previsão é que o número de vagas aumente das atuais 1,9 mil para 8 mil, ao longo de três anos, de acordo com a Emdec. A Zona Azul Eletrônica prevê a substituição do atual talonário em papel por um sistema digital de controle do estacionamento. O projeto prevê que haja uma central operacional na concessionária e outra na Emdec.
Parquímetros digitais multivagas serão instalados na faixa de serviço das calçadas. O deslocamento do usuário não deve exceder70 metrose, no caso de vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos, os equipamentos estarão mais próximos, de acordo com a administração municipal.
A compra de créditos para uso das vagas poderá ser feita por meio de site, celular, pontos de venda credenciados ou central de atendimento. O pagamento será por moedas, cartão de débito ou crédito, smart card, ou boleto bancário, ainda de acordo com o Executivo.
As pessoas também terão acesso a um aplicativo de celular, pelo qual poderão registrar o uso e fazer pagamento, identificar vagas livres e controlar a permanência.
A concessão prevê uma atualização tecnológica de todo o sistema, após cinco anos.
Fonte: Todo Dia - Americana - 02/06/2017