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Construção do primeiro estacionamento data de 1917, segundo professor do MIT

 

No final do século XIX, foram inventados os primeiros automóveis, e geralmente eram deixados próximos às calçadas, como se fazia com os cavalos e carroças. O primeiro estacionamento teria sido construído por volta de 1917, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, por um jovem imigrante italiano, Andrew Pansini. No ano seguinte, o Hotel La Salle, em Chicago, construiu o primeiro estacionamento com vários andares. Já o primeiro estacionamento automático surgiria nos anos 1920, também nos Estados Unidos.

A evolução dos estacionamentos se deu principalmente em sua automação, e os realmente automatizados começaram a fazer sucesso no Japão na década de 1970, especialmente em Tóquio, onde os moradores precisaram maximizar o número de carros que poderiam ser estacionados em um mesmo lugar.

Na Grã-Bretanha, o Cube, um complexo de apartamentos e escritórios aberto em Birmingham em 2010, instalou um sistema de estacionamento automatizado que permite que os carros "estacionem sozinhos". Um sistema caro - custou cerca de 2 milhões de libras (mais de R$ 6 milhões) -, mas cria espaço para que mais carros sejam estacionados.

A evolução não parou por aí: outra companhia britânica inventou um sistema de sensores para estacionamentos que permite que os operadores do local saibam quantas vagas estão disponíveis e quais horas do dia são mais movimentadas.

Ideias que continuam atuais

Em 2012, o professor de arquitetura e planejamento Eran Ben-Josep, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), escreveu um livro, intitulado ReThinking a Lot ("Repensando o Espaço", em tradução livre), em que, além de relatar as origens dos estacionamentos, defendia ser necessária uma nova atitude em relação a esses espaços, para que se tornassem mais agradáveis e tivessem menor impacto ambiental. Ele levou em conta, na época, que o número de carros em circulação no mundo crescia rapidamente, ultrapassando os 600 milhões.

Ele sugeriu projetos urbanísticos melhores, para melhorar os estacionamentos e transformá-los em ícone de design e um motivo de orgulho em suas cidades. Ele usou como exemplo o premiado estacionamento do shopping center Bluewater, nos arredores de Londres. O autor do projeto, Eric Kuhne, diz que não há desculpas para estacionamentos opacos: "No Bluewater, há duas árvores para cada três carros, e escolhemos árvores que deem flores brancas na primavera e folhas brilhantes no outono. O estacionamento vira um mar de cores", afirma Kuhne.

As outras sugestões de Ben-Joseph foram adotar tecnologias que otimizem cada vez mais o uso do espaço e também reduzir o impacto ambiental dos estacionamentos, com a adoção de estruturas que aproveitem tanto a energia solar quanto o calor absorvido pelo asfalto usado em muitos deles.

Fonte: redação CNB, livro ReThinking a Lot

Categoria: Geral


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