Quem para no posto de combustível pode ficar perdido com a quantidade de tipos de gasolina, etanol e diesel disponíveis. São tantos nomes e preços diferentes nos estabelecimentos que realmente acabam confundindo a cabeça de qualquer um. Mas para ajudá-lo a escolher qual o produto certo para o seu carro, o Garagem360 elaborou este guia especial. Com ele, você saberá exatamente com o que está abastecendo o seu veículo.
Gasolina
Este talvez seja o combustível em que há mais variações conhecidas pelo público em geral. Nos postos, podem ser encontrados tanques de abastecimento com gasolina comum, aditivada e premium, entre outras. Por vezes, esses nomes são substituídos por questões de marketing para atrair a atenção do consumidor. No Brasil, a gasolina contém 27,5% de etanol anidro em sua fórmula.
Comum: Encontrada facilmente, é a mais consumida no país e de fórmula mais simples. Classificada como Tipo C, não recebe nenhum tipo de aditivo – e por conta disso deixa resíduos de combustão no motor, podendo comprometer o funcionamento do automóvel ao longo do tempo -, mas conta com 27,5% de álcool anidro em sua mistura.
Aditivada: A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum misturada com os chamados agentes detergentes. Ela não aumenta a potência do carro e nem é mais ou menos durável do que a tradicional. No entanto, esse aditivo combate o acúmulo de sujeira e resíduos no tanque de combustível e no motor do automóvel. Ela pode ser usada em qualquer tipo de veículo e, ao contrário do que muita gente pensa, pode sim ser misturada a comum e também, em carros Flex, com álcool. Ela também conta com 27,5% de etanol na fórmula.
Premium: A história de que a gasolina Premium deixa o carro mais potente por não possuir anidro em sua composição é falsa. Diferentemente das duas acima, o percentual de álcool em sua mistura não aumentou e continua em 25%. No entanto, esse tipo mais nobre também conta com seus pontos negativos. Além de ser consideravelmente mais caro – de 20% a 25% -, o índice de octanagem é maior do que a comum (91 x 87), o que dificulta a pré-detonação do combustível.
Etanol
Com a escassez e a elevação de preços de combustíveis derivados do petróleo, o álcool etanol ganhou força no Brasil, principalmente pelo país contar com grandes plantações de cana-de-açúcar, sua matéria-prima. Menos poluente do que a gasolina, ele se popularizou por aqui chamando a atenção dos fabricantes de carros que passaram a produzir motores que suportassem tanto gasolina, quanto álcool, os chamados motores flex.
Etanol hidratado e anidro: A primeira coisa que você deve saber é que etanol hidratado e etanol anidro são diferentes. O primeiro é utilizado para abastecimento do carro e tem 4% de água em sua composição. O segundo é o álcool utilizado na mistura com a gasolina e é mais puro, com apenas 0,7% de água em sua fórmula.
Etanol aditivado: Os efeitos são semelhantes ao da gasolina aditivada, já que o aditivo possui agentes detergentes e dispersantes que são responsáveis por limpar o sistema que alimenta o motor. Ele é ligeiramente mais caro do que o etanol hidratado e não impacta na potência do motor.
Diesel
O diesel é derivado do petróleo e desde 1976 não pode ser usado para abastecer carros de passeio, somente os com tração 4×4 ou com capacidade de carga superior a 1.000 kg.
Diesel comum ou S-500: É o mais simples e não recebe nenhum tipo de aditivo. Tem teor máximo de 500 ppm e pode ser utilizado em qualquer veículo movido a este óleo.
S-10: Mais eficiente, o S-10 diminui a formação de sujeira e a ocorrência de desgastas no motor. É menos poluente por ter menor emissão de material particulado e de fumaça branca.
S-10 E S-500 aditivados: Ambos sofrem a adição de agentes detergentes que atuam na limpeza do sistema de abastecimento do veículo. Com o equipamento limpo, o carro pode apresentar melhor desempenho, mas isso não significa que o diesel aditivado aumenta a potência ou a velocidade, por exemplo.
Fonte: Garagem 360, agosto/2020
Outras matérias da edição
Possíveis cenários eleitorais em São Paulo
Por Jorge Hori* - Há pouco mais de dois mês do primeiro turno das eleições municipais, mesmo não tendo sido completadas as convenções (...)
Pesquisa na região dos Jardins
O Sindepark iniciou pesquisa em estacionamentos da região dos Jardins, realizada nos dias 27, 28, 31 de agosto (...)
Cronograma do eSocial é suspenso por causa da pandemia de covid-19
FecomercioSP diz que a suspensão é positiva para que as empresas tenham mais fôlego para a implantação do sistema (...)
Devoluções de escritórios crescem na pandemia e devem se estender por 2021
Segundo a americana JLL, especializada em imóveis corporativos, o total de escritórios desocupados estava no maior patamar desde o início da década passada (...)
Acostamento (SP)
Antes do feriado de 7 de Setembro, que lotou praias e estradas, o movimento já superava o da pré-pandemia (...)
Senado aprova aumento do limite de pontos para suspensão da CNH
Alterações no Código de Trânsito também flexibilizam uso de luz diurna em estradas e aumentam validade da habilitação (...)
Fenabrave vê estímulos à recuperação das vendas de carros
Entidade aponta que juro baixo, financiamentos facilitados e pandemia estão puxando para cima ritmo dos negócios (...)
Porsche 911 Cabriolet é para quem sabe brincar
Conversível alemão é dono de uma alma arisca capaz de emocionar até os motoristas mais experientes (...)