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Complexo multiuso promete quebra de paradigma no mercado de shoppings

 

Previsto para ser inaugurado em outubro de 2022, o complexo multiuso Pontal promete quebrar paradigmas no universo do consumo B2B e ajudar a consolidar no Brasil um novo modelo de shopping center, mais verde, com mais mobilidade e conexão com o entorno.

Localizado à beira do rio Guaíba, em uma das áreas mais emblemáticas de Porto Alegre, o empreendimento integra um gigantesco projeto de reurbanização da orla. O complexo será circundado pelo Parque Pontal, que terá mais de 28 mil m² de área verde e oferecerá espaço público com estrutura de lazer gratuita para contemplar o famoso pôr do sol do Guaíba.

Além da interação com o entorno, o projeto de 114 mil m² de área construída tem como diferencial um moderno conceito multifuncional, incluindo 166 lojas, restaurantes, praça de alimentação e cinemas de última geração.

O complexo multiuso contará com uma torre de mais de 20 andares com consultórios, salas comerciais, além de um hotel e um centro de eventos de última geração, com vista panorâmica para o Guaíba. Os serviços são complementados por um centro médico conectado a um hospital e por um píer que receberá embarcações de turismo e passeio, permitindo que os visitantes também cheguem ao empreendimento por água.

Para saber mais detalhes sobre o complexo multiuso, o portal Mercado & Consumo conversou com Angelo Boff, diretor corporativo da SVB, empresa que idealizou o projeto.

O complexo fica na orla do Guaíba, bem próximo à Fundação Iberê Camargo. Como foi o processo de definição do local onde o complexo será construído e de que forma as atrações já presentes na região podem beneficiar o empreendimento e seus consumidores?

Quando arrematamos a área em um leilão, o projeto era outro. Mas com o passar dos anos, o tempo foi muito favorável à evolução de nosso produto, principalmente em termos de localização. O Pontal está localizado na única área privada na beira do Guaíba. Trata-se de um dos terrenos mais emblemáticos da cidade, chegando a ser fruto de uma consulta popular no passado para definir sua vocação. Com a revitalização de toda orla, a cidade inteira se voltou para o rio, e o Pontal ganhou ainda maior destaque. Graças a sua localização privilegiada em uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre, a av. Padre Cacique, unindo a zona norte e a zona sul da cidade e na mão certa de quem volta do trabalho para casa (mão direita sentido centro-bairro), ele é o único shopping realmente integrado à natureza, com uma vista espetacular e totalmente alinhado aos novos conceitos do varejo.

Muito tem sido debatido sobre a interação dos shoppings do futuro com seu entorno. De que formas o complexo vai colocar essa interação em prática?

O conceito de localização ideal de um shopping center se expandiu. Hoje em dia, não basta termos um empreendimento em um local de alto fluxo e fácil acesso. É necessário que os shoppings do futuro enxerguem além de suas paredes, integrando-se com o seu entorno através de uma vista privilegiada ou de uma arquitetura que permita essa permeabilidade e integração com a natureza. Isso porque é dessa forma que exprimimos o verdadeiro significado da palavra “experiência”, tão almejada no varejo físico. Foi pensando nisso que nosso empreendimento foi criado, buscando posicionar-se como uma solução para o varejo físico e para o futuro dos shoppings centers. O Pontal é um life center completamente integrado ao seu entorno, com paredes translúcidas e uma arquitetura que permite a integração com o ambiente externo, conectando as lojas térreas ao parque e os restaurantes ao rio.

Qual o papel do complexo multiuso na estratégia de revitalização urbana da orla do Guaíba?

O complexo multiuso nasce com uma estratégia de geração de fluxo constante desde a inauguração do empreendimento. São diversos geradores de fluxo, pensando em toda sinergia, praticidade e experiência do usuário, proporcionando movimento constante de clientes em todas as horas do dia graças à vocação das diferentes operações. O Pontal é um marco para a cidade, pois complementa a revitalização de toda orla do Guaíba, conectando os demais trechos a uma operação de alto padrão em uma das melhores localizações da cidade. Graças a suas operações diferenciadas, tende a ser o ponto de encontro do porto-alegrense, tendo um papel fundamental para colocar Porto Alegre na rota turística do País. Prova disso é que teremos o Show das Águas, uma atração internacional de fontes luminosas similar a do Bellagio, em Las Vegas, que tende a ser o cartão postal da cidade.

Em termos de experiência de compra inovadora, quais as principais novidades e destaques do projeto? A Leroy Merlin, por exemplo, está apostando em diferenciais nesse sentido?

O Pontal Shopping possui160 lojas distribuídas em 27 mil m² de ABL, com um conceito totalmente inovador. Trata-se do primeiro life center do Sul do país, ou seja, um shopping center mais aberto, verde, acolhedor, integrado à natureza, com mais operações de lazer, saúde, gastronomia e entretenimento, perfeito para um período de pós-pandemia. O Pontal Shopping apresenta quatro zonas inéditas que o diferenciam:o Boulevard Central (uma área com cobertura translúcida que atravessa o shopping de ponta a ponta), o Rooftop (terraço com vista para o Guaíba repleto de atrações gastronômicas), o Open Mall (lojas térreas com acesso tanto pelo parque como pelo shopping) e o Market Hall (um mercado de 2 mil m² com operações independentes, inéditas e exclusivas). Nossa proposta de valor é ser um palco para que as grandes marcas se conectem com seus clientes através da experiência. Por isso, a tendência é que grande parte das operações sejam lojas conceito (flagships), com experiências de compra que nenhum e-commerce substitui. A própria Leroy Merlin é um exemplo disso, pois promete ser a sua loja mais moderna e inovadora da América Latina.

O local terá um enorme estacionamento. Mas houve preocupação em facilitar o acesso dos consumidores via transporte público?

Sem dúvida. O Pontal, desde sua concepção, já nasce com o conceito ESG (sigla para os empreendimentos com responsabilidade ambiental, social e de governança). A acessibilidade é um pilar importantíssimo de nosso empreendimento, tanto em relação a veículos particulares quanto públicos. Um exemplo disso é que o Pontal terá, em um de seus píeres, um terminal hidroviário do Catamarã, embarcação náutica de transporte público de passageiros que conecta o centro da cidade à zona sul de Porto Alegre e também à cidade de Guaíba. Estamos fazendo inúmeras obras para facilitar o trânsito sentido centro-bairro, com ciclovias, alargamento de pistas e acesso direto das linhas de ônibus ao empreendimento.

Como foi o processo de definição dos serviços que serão oferecidos no complexo?

O complexo multiuso Pontal oferecerá um mix diversificado de produtos e serviços, desde operações tradicionais dos shoppings centers até inovações que estarão presentes em nosso empreendimento. Uma delas é o hub da saúde, um complexo de lojas e consultórios voltados para a área médica que estarão ancorados a uma operação do Hospital Moinhos de Vento, o segundo melhor hospital do País. Teremos também uma torre comercial com 237 escritórios e um hotel double tree by Hilton, consolidando ainda mais o potencial turístico que nosso empreendimento possui por estar localizado em uma das áreas mais belas da cidade, às margens do rio Guaíba. Também teremos serviços voltados à área náutica, graças à nossa localização privilegiada e nosso píer de 150 metros que avança sobre o rio, que promete ser um ponto de encontro das embarcações de passeio e turismo de Porto Alegre. Nossas escolhas foram fundamentadas por inúmeras pesquisas de mercados com os maiores especialistas do setor, equilibrando perfeitamente o nosso tenant-mix com as carências do mercado.

Quando está prevista a inauguração? A pandemia da covid-19 afetou de alguma forma o cronograma?

A inauguração do Pontal Shopping está prevista para outubro de 2022. Mas até lá, nosso parque de 29 mil m² que circunda o empreendimento já estará aberto ao público para contemplarmos uma das vistas mais espetaculares de Porto Alegre, o pôr do sol do Guaíba. Quando o shopping abrir, o hotel, o centro de eventos, os escritórios e a grande loja da Leroy Merlin já estarão operando, garantindo assim um fluxo constante desde o início do shopping. Quanto à pandemia, tivemos algumas paralisações relativas aos decretos que, somadas, atrasaram as obras em aproximadamente quatro meses. Mas, por outro lado, acreditamos que a pandemia reforçou ainda mais nossos diferenciais competitivos, acelerando a demanda dos clientes por um produto com nossas características.
Fonte: Mercado & Consumo, setembro/2021

Categoria: Geral


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