Uma pesquisa da FecomercioMG mapeou o comportamento do consumidor na jornada até a loja. Segundo o levantamento 55,5% dos entrevistados dizem que o fato de o comércio ter estacionamento influencia para a decisão de parar na unidade. Além disso, no momento de ir às compras, 36,4% usam o carro, enquanto 26% preferem se locomover a pé, 21,5% utilizam o transporte público, e 15,4% recorrem ao táxi.
“Nessa pesquisa, o número de pessoas que frequenta as lojas a pé chama a atenção, quando comparamos com o estudo elaborado em2017”, argumenta o economista da Federação, Guilherme Almeida. Segundo ele, o cliente tem privilegiado, cada vez mais, a praticidade e a comodidade, “o que se reflete na preferência crescente pelas lojas de vizinhança em relação àquelas do hipercentro da capital mineira, região que sofre com mais dificuldades de mobilidade”, completa.
Impacto para o varejo
Conforme o levantamento da entidade, 42,4% dos empresários apontam os problemas de locomoção de pessoas, veículos e cargas como causadores de impactos negativos ao comércio. Nesse universo, o trânsito ruim gera transtornos para 91,7% dos entrevistados, seguido pela dificuldade de carga e descarga (82,1%), além do custo elevado para manter um estacionamento (76,1%). Outros aspectos com grande influência, segundo apuração da FecomercioMG, são a cobrança do rotativo e fatores ligados à disponibilidade do transporte público.
Fonte: DCI - 07/03/2018