Parking News

Câmara de BH derruba veto e isenta taxa de estacionamento em shopping

cancelashopba-805

Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte derrubaram, nesta segunda-feira (17), o veto do prefeito Marcio Lacerda (PSB) ao Projeto de Lei 33/13 que isenta a cobrança de estacionamento em shoppings e hipermercados na capital mineira.

O projeto prevê que esses estabelecimentos comerciais são obrigados a isentar os clientes que gastarem dez vezes mais que o valor do estacionamento.

O projeto de lei será enviado novamente para o prefeito, que deverá promulgá-lo em até 48 horas. Caso o projeto não seja promulgado por Lacerda, o presidente da Câmara, Wellington Magalhães (PTN), deverá promulgá-lo dentro do mesmo prazo. Caso ainda o texto não seja promulgado, o vice-presidente da Câmara, Henrique Braga (PSDB), realiza o processo.

De acordo com a Secretaria de Governo de Belo Horizonte, a prefeitura vai entrar no Tribunal de Justiça com uma ação direta de inconstitucionalidade.

Um projeto de lei que isenta consumidores de pagarem pelo estacionamento em shoppings e hipermercados foi aprovado em segundo turno no dia 12 de julho deste ano pela Câmara.

O texto diz que ficam dispensados do pagamento dos valores os consumidores que comprovarem despesa correspondente a pelo menos dez vezes o valor cobrado do estacionamento. A comprovação deve ser feita pelo cliente por nota fiscal.

A validade do benefício é prevista para consumidores que permanecerem no estabelecimento por no máximo seis horas. Depois deste período, passará a vigorar a tabela de preços.

Fonte: G1/MG, 18/10/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Uma cidade boa de se morar

Por Jorge Hori* Está sendo realizada em Quito, capital do Equador, entre os dias 17 e 20, a terceira Conferência das Nações Unidas sobre a Habitação e o Desenvolvimento Urbano, a Habitat III. A tônica (...)

Cidades fecham o cerco contra o estacionamento

No mundo todo, as cidades fecham o cerco contra os carros. Além dos veículos em movimento (ou engarrafados), os estacionados também enfrentam pressão. Em Amsterdã, custa 5 euros estacionar na rua por (...)

Pelô: estacionamentos reabriram dia 14 (BA)

Os três estacionamentos do Pelourinho, dois deles retomados em julho pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), foram reabertos dia 14, com maior oferta de vagas. Agora, serão 296 vagas (...)

Estacionamentos no comércio interditados (BA)

Três estacionamentos clandestinos foram interditados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), no bairro do Comércio, nos dias 8 e 9. Os estabelecimentos foram lacrados por não possuírem alvará (...)

Pagar estacionamento é coisa do passado (GO)

Comprou, pontuou, estacionou. Com lançamento previsto para o próximo mês, os goianienses terão acesso a um novo programa de fidelidade, o Parkz. Com ele, o usuário poderá acumular pontos ao comprar na (...)


Seja um associado Sindepark