A partir de amanhã, 1º de março, vai ser permitido o pagamento da Área Azul em Rio Preto via Pix. A nova modalidade visa a aumentar a quitação do serviço e reduzir as notificações a motoristas por utilização do estacionamento rotativo sem pagar a taxa.
A implantação do pagamento via Pix está sendo feito pela Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Preto (Emurb), responsável pela gestão da Zona Azul. O sistema está em testes desde a semana passada para verificar possíveis erros ou travamentos, fazer as correções e permitir a segura utilização, diz o presidente da autarquia, Rodrigo Ildebrando Juliano.
A opção do Pix vai dar oportunidade de pagamento para quem não tem ou não quer usar cartão de crédito – pelo aplicativo Estacione Digital, o cartão é atualmente a única alternativa. “Essa fórmula de pagamento era para ter sido implantada no ano passado, mas teve uma empresa que entrou com mandado de segurança por não ter participado da licitação. Resolvemos criar uma forma de pagamento via Pix para dar oportunidade a todos que querem pagar”, explica o diretor.
Outra justificativa é o grande volume de reclamação de usuários sobre problemas com pagamento via cartão de crédito.
No aplicativo Estacione Digital, a nova modalidade vai estar disponível na próxima atualização, tanto para os sistemas Android quanto iOS. Quem não tiver o aplicativo e desejar fazer o pagamento por Pix terá de entrar em contato com a Emurb via WhatsApp, pelo número (17) 99675-3557. Após informar a quantidade de horas que pretende comprar, será enviado um QR-Code para realização do pagamento. Assim que confirmada a quitação, o crédito é liberado. Se a pessoa está num lugar, sem ponto de atendimento ou funcionário e não quer baixar o aplicativo, enviamos a chave aleatória de Pix para permitir o pagamento”, explica Juliano.
“O pagamento presencial via Pix poderá ser feito nas sete cabines de atendimento espalhadas pela cidade, por meio de QR-Code”, afirma Luciano Rodrigues Fonseca, responsável por coordenar a implantação do pagamento via Pix. O serviço vai funcionar de segunda a sábado, com horário simultâneo ao da cobrança do estacionamento rotativo.
O número de WhatsApp, segundo Juliano, também será usado para atendimento em tempo real dos usuários. “Para aumentar a rapidez no atendimento, com todas as informações que tem no site da Emurb.”
A meta da Emurb é receber 100% dos pagamentos via eletrônica, inclusive nos pontos de venda de cartão e com os agentes, para eliminar o risco de assalto, como já ocorrido em anos anteriores. “Hoje estamos com 70% do nosso volume via pagamento por aplicativo. A expectativa é chegar a 100% de pagamento digital. Permitiremos o pagamento em dinheiro apenas nas cabines” afirma o diretor.
Até o final do primeiro semestre, a Emurb pretende implantar os parquímetros. O projeto prevê a instalação dos equipamentos parquímetros e de totens para compra de créditos por meio de cartões e Pix. A expectativa é instalar um parquímetro para cada grupo de no mínimo de 20 vagas, o que dá aproximadamente um por quarteirão.
Regras e multas
Em novembro do ano passado, o valor cobrado no estacionamento rotativa subiu. Cada hora agora custa R$ 3. No Centro, é permitido deixar o veículo por duas horas. Na Redentora, o limite é de três horas.
Agentes da Emurb fiscalizam as duas regiões e, quando um motorista não faz a compra de créditos, eles fazem uma notificação de cinco minutos, que dá esse tempo a regularização. Caso isso não ocorra, é emitida uma notificação de pós-utilização, que dá mais um período para o motorista acertar a situação – nesse caso, ele paga um valor maior do que o normal.
Caso o pagamento não seja feito, a autuação é gerada. Em 2022, em média, 2 mil motoristas foram multados por mês em Rio Preto por desrespeito à Área Azul. Média que foi mantida em janeiro deste ano – a infração foi a terceira mais registrada na cidade, atrás apenas de excesso de velocidade e multa por não identificação do condutor.
Diário da Região - São José do Rio Preto - Cidades - SP - 22/02/2023