Parking News

Alckmin proíbe estacionamento de cobrar tarifa por hora em SP

decoraodegaragens-576

A lei que muda as regras de cobrança nos estacionamentos de São Paulo para a forma fracionada e entrou em vigor dia 5, foi destaque em um grande número de veículos. Entre eles destacamos o que foi veiculado no UOL. 

Alckmin proíbe estacionamento de cobrar tarifa por hora em SP

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) promulgou na sexta-feira, 5, uma lei que proíbe os estacionamentos de São Paulo de cobrarem tarifas por hora. Agora, os estabelecimentos devem cobrar valores fixos a cada 15 minutos de permanência do veículo no local. O governo paulista ainda terá 60 dias para regulamentar a nova legislação, quando ela passará a valer.

A lei 16.127/16 foi proposta pelo deputado estadual Afonso Lobato (PV) e aprovada em dezembro pela Assembleia Legislativa. De acordo com o texto, os estacionamentos não poderão mais cobrar uma tarifa fixa pela primeira hora de permanência e depois um valor adicional a cada 30 minutos ou uma hora, como fazem muitos estabelecimentos atualmente.

"O modo como atualmente é cobrado essas tarifas é visivelmente prejudicial ao consumidor, a cobrança de tarifa por hora obriga o consumidor a pagar pelos minutos a mais fracionados, o que ocorre às vezes por diversos motivos, e tal prática afronta o Código de Defesa do Consumidor", defendeu o deputado em seu projeto de lei, apresentado em 2013.

A nova legislação determina que o valor cobrado nos primeiros 15 minutos de permanência deve ser o mesmo nos 15 minutos seguintes e assim por diante. Além disso, os estacionamentos são obrigados a afixar placa em local próximo à entrada, com as tarifas cobradas pela permanência de 15 minutos, 30 minutos, 45 minutos e uma hora, e as formas de pagamento.

O texto afirma ainda que os estacionamentos deverão manter relógios visíveis ao consumidor na portaria de entrada e de saída. Caso os cronômetros não estejam sincronizados, o consumidor está isento de quaisquer pagamentos. O descumprimento da lei acarretará em advertência, multa e duplicação do valor da multa, em caso de reincidência. A fiscalização e os valores das multas serão definidos na regulamentação da lei.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark) afirmou que "ingressará com as medidas judiciais cabíveis" contra a nova legislação, "pois entende que a lei tem flagrantes vícios de inconstitucionalidade, inclusive com decisões judiciais nesse sentido, uma vez que restringe o livre exercício do direito de atividade econômica".

Fonte: UOL Notícias/Estadão Conteúdo, 5 de fevereiro de 2016

Nota do Sindepark:

A respeito da Lei 16.127 que foi publicada no Diário Oficial dia 5 e determina a cobrança fracionada a cada 15 minutos nos estacionamentos de São Paulo, o Sindepark informa que a mesma afronta uma série de princípios informadores da ordem econômica, tais como a liberdade de iniciativa, a liberdade contratual, a liberdade de empresa. O direito que o proprietário tem de usar, fruir e dispor. É formalmente inconstitucional na medida em que usurpa a competência legislativa, que é própria do ente Federal e não do local.  Estamos analisando juridicamente qual a melhor medida judicial a ser tomada.

 

Reiteramos nosso esforço para que leis como essa não venham a prejudicar nossa atividade e é somente através da união entre empresas e sindicato que teremos força para revertê-las.

 

 

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Estacionamentos e a mobilidade urbana

Por Jorge Hori* A redução da mobilidade urbana nas grandes cidades é o principal problema enfrentado pelas autoridades públicas, assim como pelos técnicos em transportes urbanos, que só têm uma soluç (...)

Crise reduz preço de estacionamentos (Campinas)

A crise econômica chegou e parou. Ou melhor, estacionou. Proprietários de estacionamentos na região central de Campinas se veem obrigados a baixar em até 30% o preço para mensalistas. Além disso (...)

O Uber dos estacionamentos!

Estacionar é um problema? Pois bem, uma startup de San Francisco oferece uma solução para a falta de vagas de estacionamento nas grandes cidades. Luxe é um aplicativo que conecta motoristas que precis (...)

Estacionamento solar (RJ)

Instalado na sede das empresas do grupo Enel, em Niterói (RJ), um dos maiores estacionamentos solares do Brasil em geração distribuída alcançou a marca de 50 MWh de geração de energia solar em um ano (...)

Em manutenção (ES)

A novela dos parquímetros continua. É fato que a criação do estacionamento rotativo facilitou a vida de quem precisa estacionar na capital Vitória. Porém, quem circula garante que há ruas em que (...)

Zona Azul sobe em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou o primeiro reajuste em dois anos dos estacionamentos rotativos da cidade e a Zona Azul está com os novos valores desde o dia 2 de fevereiro. O valor de uma hora (...)


Seja um associado Sindepark