O vereador José Antonio Fernandez, o Zaff (PDT), apresentou um requerimento à Câmara para a realização de uma audiência pública para discutir o novo projeto de garagem subterrâneo da praça Getúlio Vargas, na Praia de Icaraí. O requerimento deve ser votado em plenário esta semana, já que o vereador propõe a audiência para o dia 12 de junho, às 18 horas.
Zaff pede a participação da secretária de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, Dayse Monassa; do secretário de Urbanismo e Controle Urbano, Adyr Motta Filho; da direção da concessionária Niterói Rotativo; e do proprietário da empresa Gimenez Andrade, Joaquim Andrade, que elaborou o novo projeto, entregue na semana passada à prefeitura.
"Tal projeto já foi finalizado por uma empresa particular e analisado e aprovado pela Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte. Por isso, se faz urgente e necessária esta audiência, para que tal obra não seja executada sem o aval da população", justifica Zaff no requerimento.
A construção de uma garagem subterrânea em Icaraí é uma das obrigações da concessionária Niterói Rotativo.
Para diminuir a polêmica, o projeto foi revisto, reduzindo o número de vagas de 460 para 152, num único subsolo. Apenas cinco árvores da praça serão mantidas. A Associação de Moradores de Icaraí (Amai) continua contra o projeto.
"Essa garagem já foi proibida uma vez. A população não foi ouvida ainda. Por enquanto, tudo é brincadeira. Continuo achando um absurdo fazer uma garagem ali. As ruas do bairro já estão congestionadas. Quando chove, então, é um caos, analisa o presidente da entidade, Carlos Augusto Góes. O município pretende fazer uma audiência pública no Clube Central, na praia.
Fonte: Jornal O Globo (Rio de Janeiro), 03 de junho de 2007