Parking News

Venda de produtos premium cresce 60% na América Latina e impacta shoppings

O Brasil segue em ascensão quando o assunto é luxo. Esse comportamento tem impulsionado a expansão de espaços voltados a grifes de luxo dentro dos shopping centers para atender um consumidor mais exigente e em busca de experiências diferenciadas. De acordo com o estudo mais recente da Euromonitor International, uma das principais consultorias globais de pesquisa de mercado e inteligência de consumo, as vendas de produtos premium cresceram 60% na América Latina nos últimos anos, especialmente nos segmentos de varejo e beleza, e superou significativamente os chamados produtos de massa, que são voltados ao grande público e com preços mais acessíveis, que avançaram entre 30% e 40%.

Embora ainda sejam poucos os shoppings centers no Brasil com foco exclusivo no consumo de luxo, apostar em marcas de alto padrão tem chamado a atenção de investidores. Essa movimentação é impulsionada tanto pela mudança no comportamento do consumidor quanto pelo potencial de retorno do segmento. Franquias de moda premium, por exemplo, que exigem investimentos a partir de R$ 410 mil, o faturamento médio mensal pode chegar a R$ 185 mil, com prazo de retorno estimado entre 24 e 48 meses. Ainda segundo a Euromonitor, 60% dos consumidores afirmam que gastar com experiências é um fator cada vez mais determinante na hora de decidir onde e como comprar.

Um dos empreendimentos que refletem esse novo posicionamento do varejo de alto padrão é o Boulevard Marina Itajaí, maior shopping do Brasil voltado para as águas dentro de uma marina. Com inauguração prevista para o verão de 2026/2027, o projeto, lançado recentemente no litoral norte de Santa Catarina, já tem despertado a atenção de empresários com intenção de comercializar produtos autorais e abrir franquias de grifes de luxo nacionais e internacionais mesmo antes da abertura oficial para reservas e locação dos espaços.

A atração de novas marcas e investimentos amplia o mix comercial da região e fortalece ainda mais o turismo e a economia de Itajaí , que já é uma das cidades mais ricas do Brasil. Com localização estratégica, dentro de uma das mais modernas marinas do Brasil, o espaço atenderá tanto proprietários de lanchas, veleiros e iates, quanto turistas e a comunidade, por meio de uma estrutura diferenciada ao estilo ‘open’ e com foco na experiência do consumidor. O novo empreendimento, além de se tornar um novo polo de atração turística e comercial, irá contribuir com a geração de empregos e abrir novas oportunidades de negócios para investidores.

“O público está, cada vez mais, priorizando a experiência e, geralmente, shoppings trazem diferenciais além do produto em si, como facilidades de estacionamento, conveniências como áreas gastronômicas e serviços. E o cenário não é mais o mesmo de alguns anos atrás, quando muitos consumidores iam ao shopping apenas para comprar algo e ir embora. Hoje, tudo importa: desde vitrines interativas até a gastronomia e marcas exclusivas da região. As grifes de alto padrão ligadas à moda, joias e beleza além de atrair consumidores em busca de exclusividade, também chamam a atenção daqueles que desejam uma experiência imersiva e inspirações no universo das grandes marcas. Para o investidor, isso representa uma excelente oportunidade de retorno, já que o segmento premium tende a gerar um ticket médio mais elevado, fidelização e rentabilidade superior ao varejo tradicional”, orienta Anderson Becker, CEO da ABecker, responsável pela construção e operação do Boulevard Marina Itajaí.

Mirian Gasparin.com.br, 15 de abril de 2025

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark