Parking News

Transerp vai criar mais 4.511 vagas

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) vai modernizar e ampliar a Área Azul. A prefeitura abriu licitação com o objetivo de contratar empresa especializada para a locação de equipamentos e sistemas, implantação e operacionalização de estacionamento rotativo.

O certame será na modalidade pregão presencial. A contratação prevê o aumento de vagas de estacionamento das atuais 1.195 para 5.706, um crescimento de 377,5%. São 4.511 a mais. Serão 4.014 espaços para automóveis e 1.362 para motocicletas.

Regiões

Além da região Central, as novas vagas serão cria­das nos bairros Vila Tibério (Zona Oeste), Campos Elíse­os e Ipiranga (Zona Norte), Jardim Paulista e Vila Seixas (Zona Leste) e Jardim Suma­ré (Zona Sul), onde as vagas serão implementadas nas ruas João Penteado, Eliseu Guilherme e Altino Arantes.

O edital e seus anexos, publicados no Diário Ofi­cial do Município (DOM) do dia 22, não discriminam o total de vagas que serão criadas em cada bairro. Citam apenas mapas separados por região, com os locais onde elas deverão ser implementadas.

Por exemplo, na Vila Seixas o mapa mostra que o novo serviço deverá ser implementado nas ruas Olavo Bilac, Vicente de Carvalho e Amadeu Ama­ral. A abertura dos envelopes com as propostas das empre­sas interessadas em assumir o serviço está programada para o dia 5 de julho.

Comparação

Para justificar a necessida­de da ampliação do serviço, a Transerp cita dados comparativos com outras cidades de porte populacional seme­lhante ao de Ribeirão Preto. De acordo com o documen­to, foi constatado um déficit de vagas de estacionamento rotativo no município.

São José dos Campos, por exemplo, possui 5.100 vagas para uma população de 730 mil habitantes. Piracicaba, com 407 mil moradores, tem 4.445 vagas de estacionamento rota­tivo. Em São Carlos são 1.600 pontos para 255 mil pessoas e Sertãozinho, que tem 127 mil habitantes, conta com 1.156 espaços, total semelhante aos 1.195 de Ribeirão Preto.

A Transerp argumenta, ainda, que a gestão e ope­ração dos estacionamentos rotativos em várias cidades brasileiras, especialmente as de médio e grande porte, têm tido evoluções significativas muito em razão dos avanços dos sistemas tecnológicos de comercialização, controle, fiscalização e informação aos usuários. E que estes avanços precisam ser incorporados por Ribeirão Preto.

“Em Ribeirão Preto, o modelo de funcionamento da Área Azul é carente dos recursos, processos, equipamentos e sistemas que lhe permita atingir estágios evoluídos como os acima mencionados, de tal modo que se pode afirmar que o modelo atual não é compatível com o desenvolvimento da cidade e com o seu estágio econômico e social”, afirma no termo de referência.

Tecnologia

A licitação prevê que a em­presa vencedora disponibili­ze e adote novas tecnologias e processos de trabalho dispo­níveis no mercado para a ges­tão e fiscalização. Entre eles, a utilização de recursos tec­nológicos para a averiguação, por leitura automática, das placas dos veículos estaciona­dos e da correspondente vali­dade da aquisição do direito de uso do estacionamento.

Esse trabalho de monito­ramento deverá ser feito pela empresa contratada, com o uso de automóveis equipados com sistemas de câmeras, compu­tadores de bordo e sistemas de transmissão em tempo real por vídeo-monitoramen­to e utilização de software ge­renciador de todo o processo.

Parquímetros

Também está prevista a im­plantação de 50 parquímetros. Com a novidade, os motoristas de Ribeirão Preto poderão pagar o estacionamento rotativo a partir da compra de créditos com cartões de banco, envio de Pix, boleto ou em dinheiro.

Em contrapartida, para possibilitar a extensão dos serviços, a Transerp terá de ampliar a equipe encarregada da gestão técnica e comercial e realizar a capacitação de sua equipe técnica sobre os novos métodos e processos a serem implantados.

Em especial na gestão da arrecadação através dos meios e protocolos de e-commerce. Também deverá contratar no­vos agentes civis em razão da ampliação das vagas de esta­cionamento rotativo. A empre­sa municipal será responsável, ainda, por administrar a Área Azul em sua totalidade.

Vai continuar a definir a localização das vagas de es­tacionamento, bem como as etapas de sua implantação. Deverá também realizar dis­cussões públicas com a popu­lação direta ou indiretamente afetada pelas novas vagas a serem disponibilizadas.

Arrecadação

A arrecadação da receita da Área Azul continuará sen­do feita pela Transerp, que irá remunerar a empresa contrata­da de acordo com o estabeleci­do na licitação. O edital esta­belece que a contratação seja feita pelo menor preço global oferecido pela vencedora.

Por ser uma sociedade de economia mista, a Transerp é regida pela lei federal número 13.303 de 2016, que norteia as licitações das S/A. Esta legisla­ção impede que o valor estima­do estabelecido pela Transerp na licitação seja sigiloso. A administração municipal tam­bém será responsável por fixar o valor da tarifa.

Obras suspendem vagas da Área Azul

O número de vagas citado no edital não bate com os dados oficiais de janeiro deste ano, quando a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) informou que Ribeirão Preto tinha 1.928 pontos de Área Azul, porque o estacionamento rotativo foi suspenso em algu­mas regiões devido às obras do Programa Ribeirão Mobilidade.

As intervenções afetaram a oferta de vagas no Ipiranga, Campos Elíseos e no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, no Jardim Jóquei Clube, todos bairros da Zona Norte. Segundo a legislação, do total de pontos de Área Azul, 5% são destinados a idosos e 2% para pessoas com deficiência (PcD).

Do total de pontos anunciados em janeiro, 99 estavam no entorno do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes e 1.829 dis­tribuídos entre a região Central, avenida Saudade e avenida Dom Pedro I. Eram 1.462 no Centro, 165 nos Campos Elíseos e 202 no bairro Ipiranga, na Zona Nor­te. Atualmente o cartão amarelo, válido por uma hora, custa R$ 1,50.

O verde, que libera a vaga por 120 minutos, é vendido por R$ 3, mas o tempo máximo de perma­nência é de três horas – R$ 4,50 no total. O motorista infrator que não respeita as regras é autuado com base no Código de Trânsito Brasileiro, paga multa de R$ 195,23 e perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – infração grave.
Tribuna Ribeirão Preto - Ribeirão Preto - SP - 24/06/2022

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Nem tudo azul

Estacionamento Regulamentado flexível: é o que sugere a vereadora Audrey Kleys (PP), em requerimento à Prefeitura de Santos. Ela propõe (...)


Seja um associado Sindepark