O setor de alimentação fora do lar, que abrange restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks, segue em recuperação em 2022, com crescimento nas vendas, no número de transações e no tíquete médio. Segundo o IDF (Índice de Desempenho Foodservice), do IFB (Instituto Foodservice Brasil), em abril, houve um aumento de quase 75% no comparativo anual.
As vendas em abril tiveram um aumento de 74,6%, em relação ao mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, a expansão é de 48,6%.
O crescimento das transações foi de 72,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo 34,2% acumulado entre janeiro e abril.
O número de lojas aumentou quase 3%, passando de 7.883 para 8.110 estabelecimentos. Esse crescimento mostra que, além da expansão do setor, houve impacto na geração de empregos, que injetou dinheiro na economia.
Já o tíquete médio teve um aumento menos significativo de 2021 para 2022, de 0,7%, ficando em torno de R$ 37,10. Um dos prováveis motivos é o aumento da inflação, que acumula alta de 11,8%, 5,4 pontos percentuais acima em comparação a março do ano passado, de 6,4%.
É importante frisar que o Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) atingiu a média de 159,3 pontos em março deste ano, representando uma alta de 17,9 pontos, ou seja, 12,6% em relação a fevereiro, sendo o maior nível já alcançado desde 1990, quando a mensuração começou a ser feita. Isso representa um salto de 34% em um ano, resultado que também evidencia impacto no setor de alimentação.
Mercado & Consumo, 23/06/2022