Se em abril o mercado de automóveis de passeio recuou 7% sobre os licenciamentos de igual mês de 2024 e no primeiro quadrimestre avançou discretos 2%, o segmento de utilitários esportivos segue com voracidade ímpar e amplia sua liderança no Brasil.
Transcorridos os quatro primeiros meses deste ano, os SUVs já acumulam 296,9 mil unidades vendidas, 16,5% a mais do que no primeiro quadrimestre de 2024, ou oito vezes o crescimento médio. Em abril, informa a Fenabrave, foram emplacados 78,4 mil utilitários esportivos, 3,5% a mais do que no mesmo mês do ano passado.
A participação dos SUVs nas vendas de automóveis é agora de 53,8% ante 47,1% de janeiro a abril do ano passado, um expressivo salto de quase 7 pontos porcentuais, mais do que a participação acumulada de 6,5% dos carros de entrada, que durante duas décadas foram os modelos mais vendidos no Brasil.
SUVS
Utilitário esportivo mais emplacado em 2023 e 2024, o líder da categoria segue sendo o T-Cross, com 26,5 mil unidades vendidas até abril, 8,9% de participação. Junto com Nivus e Taos, tem garantido também a liderança da marca alemã no segmento, com 15,6%, ante 12% da Jeep e 9,8% da Fiat.
Em abril, porém, merece destaque particularmente o novato Basalt. Apesar de ter chegado às revendas em outubro de 2024, o SUV cupê foi o carro mais vendido da Citröen nos primeiros três meses do ano e ratificou essa posição no mês passado, com mais de 1,9 mil licenciamentos, seu recorde mensal.
Com quase 6,6 mil emplacamentos no quadrimestre, o Basalt já respondeu por pouco mais da metade dos 13,1 mil automóveis e comerciais leves vendidos pela Citroën no mercado brasileiro em 2025.
Tem ajudado, assim, na recuperação gradual da participação da marca no mercado total, agora de 1,8%, 0,4 ponto porcentual a mais do que nos primeiros quatro meses do ano passado.
Apesar do crescimento, o Basalt foi apenas o 13º utilitário esportivo mais vendido em abril — 17º no quadrimestre, mas já colado no Volkswagen Taos, com somente 107 unidades negociadas a menos.
Na dianteira do segmento, imediatamente atrás do destacado T-Cross, brigam pela segunda posição três modelos, com diferenças mínimas após os quatro primeiros meses (ver quadro): Hyundai Creta, Honda HR-V e Toyota Corolla Cross.
Um terceiro pelotão é composto GM Tracker, Jeep Compass, Nissan Nicks e Fiat Fastback, enquanto Jeep Renegade e Volkswagen Nivus completam a lista dos dez primeiros, igualmente muito próximos. (Imagem: divulgação)
AutoIndústria,12/05/2025