O aterro da baía Sul e toda a orla das praias de Florianópolis devem passar a ser administradas pela prefeitura em poucas semanas. O anúncio foi feito dia 22, quando o prefeito Cesar Souza Júnior esteve em Brasília e fechou o acordo com o secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues.
Nos próximos dias, deve acontecer a assinatura dos termos de cessão. Desta forma, a prefeitura pretende dar uma finalidade ao aterro da baía Sul e melhorar a infraestrutura das praias. Alvo de uma série de polêmicas que se arrastam durante anos, com a saída do Direto do Campo e do Camelódromo, parte do aterro da baía Sul deverá, provisoriamente, funcionar ainda este ano como um estacionamento, gerido pela Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital).
A área será revitalizada, com iluminação, limpeza, pavimento novo e cercamento. Em longo prazo, a proposta é implementar parte do projeto original do paisagista Roberto Burle Marx, que desenhou todo o aterro.
De acordo com Cesar, a ideia é de concessão à iniciativa privada, como no projeto do parque-marina na avenida Beira-Mar Norte.
Fonte: Notícias do Dia - Florianópolis - 23/06/2016