A Prefeitura de São Paulo retomou ontem (18) o rodízio de veículos tradicional, que abrange o centro expandido e se aplica a um dia da semana, de acordo com as placas dos veículos, nos horários de 7h às 10h e das 17h às 20h.
Esclarecemos que, na ocasião da promulgação do decreto que ampliou o rodízio por placas pares e ímpares, consultou alguns advogados sobre a sua constitucionalidade. Esses foram unânimes quanto ao entendimento de que infelizmente a norma não continha nenhum vício de inconstitucionalidade e que inclusive acompanhou ações que foram impetradas por atividades que são consideradas essenciais durante a quarentena, e mesmo para estas o Judiciário negou os pedidos de liminares.
O Sindepark considera negativa a medida da retomada do rodízio tradicional neste momento porque obriga as pessoas a utilizarem o transporte público e assim não promove o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já o transporte individual reduz os riscos de contaminação pelo Covid-19.
Ressaltamos que estamos acompanhando todas as medidas determinadas pelo poder público e, sempre de acordo com nosso principal compromisso, vamos agir efetivamente para defender os interesses de nossa atividade.
Outras matérias da edição
Analisando os sistemas de rodízio adotados na cidade
Por Jorge Hori* - Uma principais consequências do rodízio adotado na semana passada, valendo para toda a cidade e por 24 horas (...)
Bolsonaro sanciona com vetos lei de créditos para micro e pequenas empresas
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, com vetos, a lei que cria linha de crédito para micro e pequenas empresas (...)
Câmara de Vereadores aprova a antecipação de feriados em SP
Projeto antecipa os próximos dois feriados na capital paulista (Corpus Christi e Dia da Consciência Negra) para quarta (20) e quinta-feira (21) (...)
Cidade de São Paulo volta ao esquema tradicional de rodízio
A medida mais restritiva não teve o efeito esperado no índice de isolamento social (...)
Coronavírus: Detran.SP mantém calendário de licenciamento
No estado de São Paulo, o calendário de licenciamento de veículos continua valendo. Apesar da pandemia de Covid-19, o serviço está funcionando com emissão digital (...)
Shoppings voltam a funcionar em sistema drive thru em Salvador
Clientes não podem descer dos carros e não será permitido entregas a pé (...)
Preço médio do etanol cai na semana em 21 estados e no DF, diz ANP
Os preços médios do etanol hidratado caíram em 21 Estados e no Distrito Federal (...)
Vendas de veículos podem crescer 32% em 2021, aponta LMC Automotive
Consultoria indica que a queda deste ano deve ser de até 38%, com até 1,8 milhão de unidades (...)
Carro de luxo no Instagram?
Na quarentena pela pandemia do coronavírus, com as concessionárias fechadas, a marca alemã BMW começou a vender por esse meio (...)