Dois meses depois do início das restrições no funcionamento de shoppings centers a prefeitura de Salvador resolveu dar o primeiro passo a caminho da reabertura desses espaços. Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito ACM Neto autorizou esses estabelecimentos a funcionarem no sistema drive thru, ou seja, os clientes agora podem fazer as compras online e retirar os produtos diretamente no shopping.
Neto frisou que a medida não significa a reabertura imediata. Os clientes não podem, por exemplo, entrar nesses locais. A logística será similar à que foi implantada por alguns estabelecimentos no feriado do Dia das Mães: a pessoa faz a compra online, vai de carro até o shopping, entra com o veículo no estacionamento, recebe o produto do vendedor sem sair do carro, e retorna para casa.
“Nós autorizamos informalmente alguns shoppings que nos pediram para iniciar a operação de drive thru no período de Dia das Mães. Ela aconteceu com pelo êxito e sem qualquer risco para a saúde pública. Acreditamos, portanto, que foi uma operação bem-sucedida e por isso decidimos oficializar a autorização para eles funcionarem nesse modelo, de segunda a sábado, das 12h às 20h”, afirmou.
Os shoppings devem montar os pontos de entrega no estacionamento, com distanciamento de três metros entre cada um, e com apenas um funcionário por estrutura. O pagamento deve ser feito preferencialmente online, no ato da compra, ou através de cartão de crédito ou débito no local da retirada. Os produtos e equipamentos precisam ser higienizados na hora da entrega, o estacionamento não será cobrado, e não será permito o acesso de pessoas a pé.
Quem descumprir alguma das regras poderá ser interditado e terá o serviço suspenso. Lojas de rua também podem fazer uso do drive thru, mas, antes, precisam procurar a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e apresentar um planejamento. A prefeitura quer evitar que o serviço provoque congestionamentos.
No comércio formal as regras são manter a distância de dois metros entre os clientes, oferecer álcool gel na entrada e na saída dessas pessoas das lojas, e higienizar as superfícies de toque a cada 2 horas. Os meios de pagamento devem ser limpos após cada uso, e está proibida a testagem, prova ou experimentação nos estabelecimentos. Lojas com mais de 200 metros terão que garantir distância de 9 metros quadrados por cliente.
Todos os decretos com restrições, como a suspensão de aulas na rede pública e particular e do funcionamento de salões de bares e restaurantes, foram prorrogados até 1º de junho. Até o domingo, Salvador estava cm 70% dos leitos clínicos e 83% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Na rede privada a taxa de ocupação das acomodações destinadas aos pacientes com a covid-19 está em 82%.
Fonte: G1, 18/05/2020
Outras matérias da edição
Analisando os sistemas de rodízio adotados na cidade
Por Jorge Hori* - Uma principais consequências do rodízio adotado na semana passada, valendo para toda a cidade e por 24 horas (...)
Sindepark reprova retomada do rodízio
A Prefeitura de São Paulo retomou ontem (18) o rodízio de veículos tradicional, que abrange o centro expandido e se aplica a um dia da semana (...)
Bolsonaro sanciona com vetos lei de créditos para micro e pequenas empresas
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, com vetos, a lei que cria linha de crédito para micro e pequenas empresas (...)
Câmara de Vereadores aprova a antecipação de feriados em SP
Projeto antecipa os próximos dois feriados na capital paulista (Corpus Christi e Dia da Consciência Negra) para quarta (20) e quinta-feira (21) (...)
Cidade de São Paulo volta ao esquema tradicional de rodízio
A medida mais restritiva não teve o efeito esperado no índice de isolamento social (...)
Coronavírus: Detran.SP mantém calendário de licenciamento
No estado de São Paulo, o calendário de licenciamento de veículos continua valendo. Apesar da pandemia de Covid-19, o serviço está funcionando com emissão digital (...)
Preço médio do etanol cai na semana em 21 estados e no DF, diz ANP
Os preços médios do etanol hidratado caíram em 21 Estados e no Distrito Federal (...)
Vendas de veículos podem crescer 32% em 2021, aponta LMC Automotive
Consultoria indica que a queda deste ano deve ser de até 38%, com até 1,8 milhão de unidades (...)
Carro de luxo no Instagram?
Na quarentena pela pandemia do coronavírus, com as concessionárias fechadas, a marca alemã BMW começou a vender por esse meio (...)