Suspensa há 114 dias depois do término do contrato com a empresa responsável pelo serviço, a Zona Azul (estacionamento rotativo) no centro de Piracicaba parece que ainda está longe de ser novamente implantada. Depois do fim da cobrança, a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) levou três meses para publicar o edital para licitação.
Depois de publicado, o processo foi suspenso para que a pasta pudesse alterar de dez para cinco anos o período de concessão do serviço. Com o processo retomado, a prefeitura informou, nesta quinta-feira (18), que foi preciso apresentar uma manifestação junto ao TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) devido a representação de uma empresa concorrente.
“A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, informa que o processo de licitação do estacionamento rotativo encontra-se suspenso em razão de manifestação da administração junto ao TCE-SP. Devido a esse trâmite, a data para recepcionar e avaliar as propostas será remarcada”, informou ontem em nota.
No início de abril, a prefeitura anunciou o término do contrato com a empresa Estapar, responsável pela exploração dos serviço. Com isso, a cobrança ficou suspensa até a empresa recorrer à Justiça para manter a prestação do serviço até que a nova concorrência fosse concluída.
A ação foi acolhida e uma liminar garantiu o direito à exploração porém, a prefeitura e o Ministério Público recorreram e o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) derrubou a liminar e a cobrança foi suspensa no final do mês, sendo mantida até o momento.
COMÉRCIO
Entidades que representam o comércio de Piracicaba apresentaram reiterados pedidos para que a prefeitura agilizasse o processo alegando prejuízo aos lojistas devido a falta de rotatividade de vagas.
O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Piracicaba, Reinaldo Pousa, chegou a afirmar que teme que o serviço não seja restabelecido até dezembro, quando ocorre aumento nas vendas do setor devido as festas de fim de ano. (Imagem: arquivo CNB)
Jornal de Piracicaba - Piracicaba - SP - 19/08/2022