A prefeitura de São Paulo autorizou os bares e restaurantes a instalarem mesas e cadeiras nas áreas de estacionamento das ruas da cidade. Um decreto publicado no último sábado (24) estabelece as regras para a utilização desse espaço público. Essa possibilidade, antes prevista para um conjunto limitado de ruas e avenidas, foi expandida para toda a cidade.
Segundo a prefeitura, a decisão se baseia em pesquisas que indicam que a transmissão do coronavírus é menor em ambientes ao ar livre. Assim, os estabelecimentos podem funcionar com mais segurança, dentro das fases de flexibilização da quarentena do plano do governo estadual para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
As regras determinam que as mesas devem ser instaladas a dois metros de distância uma das outras. A área onde os clientes serão atendidos deve ser cercada de modo a só ser acessível a partir da calçada. Fica mantida a proibição do atendimento a clientes em pé.
Higienização será diária
Os estabelecimentos não são obrigados a aderir. Mas os que fizerem a instalação serão obrigados a garantir a higienização diária do espaço e, em caso de desistência, fazer a desmontagem das estruturas. O uso de máscaras de proteção também é obrigatório.
Os espaços também não podem se sobrepor a pontos de ônibus ou ciclovias. A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana vai apresentar regras para a possibilidade de que os projetos tenham marcas e logotipos de patrocinadores, respeitando a Lei Cidade Limpa, que limita esse tipo de inserção. A fiscalização do cumprimento de todas as normas ficará a cargo das subprefeituras.
Atualmente, a capital paulista está enquadrada na chamada fase de transição do plano de quarentena do governo estadual. Nessa etapa, bares, restaurantes e lanchonetes podem abrir das 11h às 19h com no máximo 25% da capacidade de ocupação.
Fonte: Agência Brasil, 26/04/2021
Outras matérias da edição
Um diferencial competitivo para as empresas
Por Miriam Novaes - Diante de um mercado que ficou ainda mais restrito com a pandemia, ganha importância a figura do gestor do seu negócio (...)
Crise derruba faturamento do setor de estacionamentos em até 80%
Adoção do home office e restrições impostas pela pandemia levaram ao fechamento de unidades e a milhares de demissões (...)
Estacionamentos e pedágios não precisarão mais de autorização para funcionarem
Regra foi publicada pelo Banco Central reduzindo exigências de funcionamento para arranjos de pagamento menores (...)
Cinco aeroportos passam a ter tarifa reduzida de curta permanência para veículos
A rede de estacionamentos Estapar anuncia um novo serviço aos usuários de estacionamentos de aeroportos, o Chegadas & Partidas (...)
Estacionamentos autonômos: facilidade, rapidez e segurança
A junção de tecnologia, análise de dados e excelência operacional tem ajudado empresas de serviços e comércio a tornar suas operações mais ágeis e a (...)
Emdurb assina contrato para concessão da Zona Azul de Marília (SP)
A empresa Rizzo Parking and Mobility S/A será responsável pelo serviço, com direito de exploração por 15 anos (...)
Preço do etanol cai em 15 Estados e sobe em outros 11 e no DF, diz ANP
Levantamento também mostrou que etanol é mais competitivo do que a gasolina em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso (...)
Pedágios mais caros em todo o país
Em breve, os pedágios das rodovias de todo o país poderão ficar mais caros para compensar prejuízos provocados pela pandemia (...)
Risco de aumento de imposto na reforma inquieta Economia
Entrou no radar da equipe econômica a possibilidade de o relatório da reforma tributária do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) promover um aumento na carga (...)
Salão de Tóquio é cancelado pela 1ª vez em 67 anos
Evento japonês pode ser repaginado como uma exposição voltada à mobilidade (...)
Empresa russa apresenta sistema para carregar carro elétrico em tempo recorde
Com abastecimento em apenas 10 minutos e sem necessidade de conexão com a rede elétrica, veículos podem percorrer mais de 100 km de distância (...)
Carro voador e elétrico ASKA quer revolucionar o transporte no futuro
É oficial: há um carro voador no mercado e você pode, inclusive, encomendar o modelo agora, na fase de pré-venda. Estamos falando do ASKA (...)