Em breve, os pedágios das rodovias de todo o país poderão ficar mais caros para compensar prejuízos provocados pela pandemia da Covid-19. A Audiência Pública nº 3/2021 começou dia 22 e receberá, por 29 dias, sugestões e contribuições para elaborar uma metodologia de reequilíbrio contratual para concessões sob gestão da ANTT. O impacto financeiro sobre a receita bruta das empresas da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias superou 1,3 milhão de reais – a queda nos doze meses que antecederam março foi de até 13,2%. Segundo sócio da Arap, Nishi & Uyeda Advogados, escritório especializado em projetos de infraestrutura, mudanças no contrato de concessão – inclusive o aumento de tarifas – estão previstas por lei nos casos de situação improváveis, nos quais as empresas não têm como suportar o prejuízo em benefício do coletivo.
Fonte: Exame, 22/04/2021
Outras matérias da edição
Um diferencial competitivo para as empresas
Por Miriam Novaes - Diante de um mercado que ficou ainda mais restrito com a pandemia, ganha importância a figura do gestor do seu negócio (...)
Crise derruba faturamento do setor de estacionamentos em até 80%
Adoção do home office e restrições impostas pela pandemia levaram ao fechamento de unidades e a milhares de demissões (...)
Estacionamentos e pedágios não precisarão mais de autorização para funcionarem
Regra foi publicada pelo Banco Central reduzindo exigências de funcionamento para arranjos de pagamento menores (...)
São Paulo autoriza uso de estacionamentos por bares e restaurantes
Estabelecimentos não são obrigados a aderir (...)
Cinco aeroportos passam a ter tarifa reduzida de curta permanência para veículos
A rede de estacionamentos Estapar anuncia um novo serviço aos usuários de estacionamentos de aeroportos, o Chegadas & Partidas (...)
Estacionamentos autonômos: facilidade, rapidez e segurança
A junção de tecnologia, análise de dados e excelência operacional tem ajudado empresas de serviços e comércio a tornar suas operações mais ágeis e a (...)
Emdurb assina contrato para concessão da Zona Azul de Marília (SP)
A empresa Rizzo Parking and Mobility S/A será responsável pelo serviço, com direito de exploração por 15 anos (...)
Preço do etanol cai em 15 Estados e sobe em outros 11 e no DF, diz ANP
Levantamento também mostrou que etanol é mais competitivo do que a gasolina em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso (...)
Risco de aumento de imposto na reforma inquieta Economia
Entrou no radar da equipe econômica a possibilidade de o relatório da reforma tributária do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) promover um aumento na carga (...)
Salão de Tóquio é cancelado pela 1ª vez em 67 anos
Evento japonês pode ser repaginado como uma exposição voltada à mobilidade (...)
Empresa russa apresenta sistema para carregar carro elétrico em tempo recorde
Com abastecimento em apenas 10 minutos e sem necessidade de conexão com a rede elétrica, veículos podem percorrer mais de 100 km de distância (...)
Carro voador e elétrico ASKA quer revolucionar o transporte no futuro
É oficial: há um carro voador no mercado e você pode, inclusive, encomendar o modelo agora, na fase de pré-venda. Estamos falando do ASKA (...)