O novo Salão de Tóquio já tem data para acontecer. A organizadora do evento anunciou através de comunicado que a nova edição da feira acontecerá entre 26 de outubro e 5 de novembro de 2023.
Além disso, a feira deixará de ser um tradicional Salão do Automóvel para virar um evento de mobilidade, chamado de “Japan Mobility Show 2023”.
Dessa forma, além das habituais marcas automotivas, o evento também contará com a participação de startups de tecnologia e inovação, além de outras diferentes indústrias.
Como haverá novas participações, a organizadora pretende ampliar a área do evento no comparativo com as edições anteriores para poder acomodar as novas exibições e atividades que devem ser reveladas conforme o evento se aproxima.
Conforme anunciado, a próxima edição do Salão de Tóquio (ou “Feira de Mobilidade do Japão”) espera receber em média 1 milhão de visitantes.
O Salão de Tóquio mudará de formato e a partir de 2023 será um evento de mobilidade e não será restrito para a indústria automotiva
Nova estratégia é parecida com a adotada pelo Salão de São Paulo
Se em Tóquio o último evento aconteceu em 2019, por aqui, a última edição do Salão do Automóvel de São Paulo foi sediada em 2018. O evento bienal deveria ter acontecido novamente em 2020, porém, por conta do desinteresse dos expositores e pela chegada da pandemia, foi adiado para 2021. Novamente, por falta de adeptos, foi cancelado.
Esse ano, o Salão seria substituído pelo São Paulo Motor Experience, um evento onde os visitantes participariam mais ativamente das atrações expostas. A estratégia estaria relacionada ao fato de que o formato tradicional já não agradava as principais montadoras, que estão cada vez mais focando em eventos próprios e exclusivos.
Porém, o SP Motor Experience, que estava marcado para acontecer pela primeira vez em agosto desse ano, foi adiado para 2023. No site oficial do evento, ainda não há nova data divulgada, apenas o local (Autódromo de Interlagos).
“Durante os últimos três anos a Anfavea estudou o tema, visitou diversos eventos internacionais, incluindo a CES de Las Vegas, e finalmente chegou a um formato mais atrativo para as fabricantes de automóveis associadas, em termos econômicos, e principalmente para os entusiastas, que terão muito mais do que uma exposição estática de veículos”, divulgou a Anfavea, à época do anúncio do SP Motor Experience.
Garagem360, 21/11/2022