
Se deixarmos de lado a aparência do AIRPod, ele pode se mostrar uma alternativa muito interessante para as grandes cidades. Além do motor movido a ar comprimido, ele também pode ser o primeiro veículo do mundo moderno a eliminar o volante. Será controlado por um joystick, mas também diferente das alavancas de direção usadas nos primeiros automóveis: ele não tem ligação mecânica nenhuma com as rodas. É tudo eletrônico. Com apenas 2,07 de comprimento, 1,60 m de largura e 1,74 m de altura, o AIRPod leva quatro pessoas (três adultos e uma criança, como o Toyota iQ) e pesa apenas 220 kg, com uma capacidade de carga de 300 kg. Supera, com isso, a Kombi, um dos únicos veículos capazes de transportar uma carga equivalente a seu peso.
A vantagem do AIRPod em relação aos veículos elétricos é seu tempo de recarga, apenas 1,5 minuto em um dos postos de reabastecimento que a empresa programa ter nas cidades em que o carro for vendido. Além deles, o carrinho também tem um compressor embutido que, na rede elétrica comum, recarrega o tanque em cerca de quatro horas.
Com autonomia de 220 km, o AIRPod tem duas velocidades máximas, 70 km/h, para quem tiver carteira de motorista, e 45 km/h, para as crianças e pessoas sem habilitação que, na França, podem dirigir veículos especiais de baixa velocidade em vias locais das cidades.
Fonte: site WebMotors, 9 de outubro de 2008