A Semana Nacional do Doador de Sangue foi encerrada no último sábado (25), no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), no bairro Jordóa, em São Luís. O dia que marcou o encerramento é oficialmente visto como o Dia Nacional do Doador de Sangue.
A importância da campanha, porém, continua. Segundo informações do Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue de forma regular. Situação que piorou durante a pandemia da Covid-19, quando o número de doadores caiu a média de 50%, e ainda não houve recuperação deste percentual.
Para sensibilizar da importância deste ato, iniciativas na Câmara Municipal de São Luís reforçam à doação de sangue. Entre as medidas sugeridas pela Câmara Municipal, destaca-se a isenção e a prioridade em estacionamentos públicos e privados próximos a hospitais e centros de coleta públicos de sangue.
De acordo com o projeto de lei, agora em análise, o poder público deverá criar estacionamentos destinados aos doadores de sangue. Para a utilizar o estacionamento público, o doador deverá apresentar o comprovante da doação realizada.
Quem deseja doar precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentado, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação.
Menores de 16 e 17 anos podem doar, mas precisam estar acompanhados do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.
Difusora ON, com informações de: Câmara Municipal de São Luís