O Governador João Doria anunciou, dia 9, que o Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo já alcança níveis semelhantes aos do início do ano, quando a economia ainda não sofria os impactos da pandemia do coronavírus. O desempenho positivo é reflexo de um amplo plano de investimentos do Governo de São Paulo para a retomada econômica até 2022, aliado às medidas de desoneração dos cofres públicos.
“A economia do Estado de São Paulo começa a se recuperar e o PIB do estado volta ao mesmo nível que teve em janeiro deste ano, antes da pandemia. O PIB de São Paulo chega a 103,2 pontos, praticamente o mesmo observado em janeiro. O desempenho da economia de São Paulo é substancialmente melhor do que o desempenho do PIB do Brasil”, destacou o Governador João Doria.
O crescimento estimado do PIB foi de 2,1% no mês de julho. Nos meses de maio e junho, os índices foram de 4,5% e de 5,5%, respectivamente. Com tais resultados, o PIB de São Paulo chegou a 103,2 pontos. O desempenho é semelhante ao observado no mês de janeiro, quando o PIB atingiu 103,4 pontos e o país ainda não sofria os impactos da pandemia.
O Governador João Doria atribuiu o bom desempenho a uma série de ações do Governo de São Paulo, que vão proporcionar a recuperação econômica e a geração de emprego e renda no estado.
“Temos trabalhado em dois eixos. O primeiro é o plano de investimentos para recuperação econômica, denominado retomada 2021/2022, com busca de investimentos internos e externos. E o segundo eixo é a reforma e modernização administrativa que enviamos à Assembleia Legislativa com propostas para o enxugamento da máquina pública do Estado”, pontuou o Governador.
Os números foram detalhados pelo Secretário da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele indicou que o PIB paulista avançou 1,8% em julho, em comparação com julho de 2019 e que, no acumulado de 12 meses, a atividade econômica do Estado avançou 0,4%. “Estamos trabalhando no plano de retomada para que São Paulo mantenha um ritmo forte de crescimento”, disse Meirelles.
Os dados do PIB fazem parte do novo indicador PIB+30, criado pela Fundação Seade para disponibilização de informações mais rápidas e precisas e utilizado pelo Governo de São Paulo como apoio para tomada das decisões, especialmente na área econômica.
Fonte: Portal do Governo do ESP, 09/09/2020
Outras matérias da edição
O que esperar das eleições municipais em São Paulo
Por Jorge Hori* - Entre os cenários prováveis para as eleições de 2020, desenhamos o que intitulamos "rebelião da periferia", com a (...)
Aproveite o serviço essencial prestado por nossas assessorias jurídicas
Nossos associados têm dirimido suas dúvidas e adotado medidas com o respaldo legal adequado graças ao apoio de nossas assessorias jurídicas (...)
Assessoria jurídica explica planejamento sucessório e ITCMD
A assessoria jurídica do Sindepark tira as dúvidas e explica o que é e como funcionam o planejamento sucessório e o ITCMD (...)
Pesquisa na região dos Jardins – Partes 2 e 3
O Sindepark deu continuidade à pesquisa em estacionamentos da região dos Jardins, que por causa da dimensão e abrangência do estudo, tem seu levantamento (...)
Crise dos estacionamentos: grandes redes fecham unidades após faturamento despencar
Os estacionamentos em São Paulo sempre foram uma mina de ouro. Na Faria Lima, por exemplo, uma das áreas mais caras da cidade para parar (...)
Há vagas na capital (Porto Alegre/RS)
O retorno gradual das atividades econômicas tem um termômetro eficiente. Os estacionamentos começam a sentir (...)
Governo de São Paulo coloca todo o estado na fase amarela
As reclassificações, que antes eram feitas a cada duas semanas, serão mensais (...)
Iguatemi tem lucro líquido de R$ 43,6 milhões no 2º trimestre, queda de 23%
A rede de shoppings de luxo Iguatemi obteve lucro líquido de 43,6 milhões no segundo trimestre de 2020, queda de 23% em relação ao mesmo (...)
Estacionamento rotativo está suspenso na cidade (Mogi Guaçu /SP)
Mogi Guaçu não conta mais com o sistema de estacionamento rotativo e pago que era oferecido pela TecPark e popularmente conhecido como (...)
Eletropostos da Volvo no Brasil agora estão disponíveis no Waze
A Volvo acaba de firmar uma parceria com o Waze que permite, a partir de agora, que todos os eletropostos By Volvo estejam disponíveis (...)