A implantação do estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul, em Piracicaba, ainda segue em compasso de espera. De acordo com informações da prefeitura, a cobrança pelo uso das vagas na cidade deve iniciar a operação a partir da emissão da ordem de serviço, que será emitida após a assinatura do contrato. Segundo a administração municipal, o Consórcio Piracicaba Digital, vencedor da licitação, já foi convocado para a assinatura.
A partir daí (quando o contrato for assinado e emitida a ordem de serviço), a nova operadora terá até 90 dias para estar em pleno funcionamento. Antes disso, os parquímetros existentes passarão por manutenção para poder voltar a operar.
O novo edital prevê reajuste de até 32% na tarifa, cinco anos de concessão e implantação e administração de 4.850 vagas. Desse total, 66,1% está prevista paraoCentro, 18,2% para o Bairro Alto, 2,5% para o Pauliceia, 8% para o Paulista e 5,2% para a Vila Rezende.
Nas vagas destinadas à zona azul estão as destinadas para idosos, pessoas com deficiência, moto, zona branca e viaturas em cinco bairros da cidade.
O valor estimado da contratação é de R$ 31,361 milhões paraoprazo total de cinco anos de concessão. O valor mínimo inicial de outorga foi de R$ 4,700 milhões e mais o repasse mensal de 17% da receita bruta no mês, apresentada na proposta vencedora, permanecendo inalterada nos primeiros 12 meses de vigência do contrato.
A partir do 13º mês, a prefeitura vai realizar apuração mensal da média anual da taxa de pagamento, visando fixar um novo percentual de repasse a título de outorga .
O contrato com a empresa vencedora poderá ser renovado conforme interesse público, mediante requerimento da concessionária.
CONSÓRCIO
O Consórcio Piracicaba Digital é formado pelas empresas Eysa Estacionamentos e Serviços Unipessoal e Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana.
Jornal de Piracicaba - Piracicaba - SP - 08/03/2023