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Parada permitida. Até quando?

 

O Grajaú foi um bairro projetado há 102 anos. Construído em uma época na qual automóveis eram para pouquíssimas pessoas, não teve um plano que focasse no estacionamento público. Desde então, o bairro não conseguiu dar vazão à quantidade de carros que crescia a cada ano, o que gerou um grande problema: a escassez de estacionamento permitido nas vias públicas. Preocupados, moradores procuraram a CET-Rio em 2008 pedindo que o canteiro central das avenidas Engenheiro Richard e Júlio Furtado, duas das principais do bairro, fossem liberadas para o estacionamento.

O órgão concordou, e desde então é permitido parar por toda a extensão dos canteiros. Como o local é formado por tamarineiras centenárias tombadas pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, a CET-Rio estabeleceu que o estacionamento seria provisório, mas ele se mantém até hoje. A ação constante dos carros no solo e nas raízes pode prejudicar as árvores, pois um terreno pouco arejado dificulta a absorção de água da chuva e de nutrientes. A situação desagrada a moradores como o arquiteto urbanístico Giuseppe Badolato, de 81 anos, morador do bairro desde 1948.

“O grande diferencial do Grajaú é o seu clima bucólico e a sua natureza. E esse estacionamento está aos poucos afetando essas belas e históricas tamarineiras. Já vi até ônibus e caminhões de carga parados ali. Uma vez feita a Apac (em 2014) do bairro, é preciso que se planeje uma remodelação, olhando não só o aspecto do estacionamento incorreto, mas de calçadas, limpeza, transporte de ônibus e iluminação pública. Esse bairro é um patrimônio da cidade, e deve ser olhado com carinho”, diz Badolato. Procurada, a CET-Rio não respondeu até o fechamento desta edição.

Fonte: O Globo, 19/05/2016

Categoria: Geral


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