Parking News

O número de carros e picapes convocados desde janeiro para recalls alcançou 268.426. Se fosse uma cidade, seria a 16ª do país em número de veículos, superando Ribeirão Preto (que tem pouco mais de 258 mil carros e peruas, segundo o Denatran). Somando motos, triciclos, quadriciclos e jet skis que também necessitaram de revisão por problemas em peças e equipamentos, o número chega a 298 mil veículos, segundo dados do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça. A reportagem é da Folha de S. Paulo.
Só na quarta passada, duas montadoras avisaram proprietários de que teriam de passar numa concessionária.
Já a Mercedes-Benz reconvocou no mesmo dia cerca de 11 mil chassis de caminhões com defeito na suspensão.
Desde janeiro, foram 36 campanhas de convocação, de 21 empresas diferentes.
O recall é feito quando há potencial risco para o consumidor. A troca ou o reparo do produto são feitos sob responsabilidade do fabricante.
Entre outros defeitos que geraram alertas ao longo deste ano estão travamentos de motor, falhas nos freios, cintos de segurança defeituosos, parafusos soltos e direções com problemas.
Alcançar toda essa gente tem sido um desafio. Segundo o governo, 40% dos proprietários não respondem às convocações (a lista de recalls pode ser consultada no site do Procon).
Em março deste ano, o governo lançou um sistema de alerta. Ao ser informado pelo fabricante, ele dispara informes para a rede nacional de defesa do consumidor, as agências reguladoras e para consumidores cadastrados.
O governo passou a usar os dados do Renavam (número de identificação do veículo) para saber se o proprietário atendeu ao chamado.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de outubro de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Empresário surfa na onda das motos (06/10/2012)

A frota de motos em Belo Horizonte cresceu 203% em 10 anos, de 61 mil unidades em 2002 para 185,6 mil em julho deste ano, segundo o último balanço disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsit (...)

Metrô começa a pagar ônibus (15/10/2012)

Desde ontem (15), passageiros de metrô da zona sul de São Paulo podem embarcar em ônibus do Terminal Santo Amaro da SPTrans sem pagar passagem. A gratuidade é uma tentativa do Metrô de retirar usuário (...)


Seja um associado Sindepark