A recomendação da maioria dos fabricantes é que a limpeza seja feita a cada troca de óleo. Algumas marcas sugerem que não seja utilizado um aspirador de motor automotivo. Segundo as empresas, o procedimento poder causar danos irreversíveis ao propulsor.
O site mexicano AutoCosmos, parceiro editorial do MotorDream, fez um levantamento detalhado sobre o assunto. A publicação eletrônica listou cinco razões para que seja feita a limpeza no motor regularmente. Veja a seguir:
1. Remove detritos acumulados
O óleo protege e lubrifica o motor a partir do momento em que está sendo usado. No entanto, enquanto o acelerador e os freios são acionados, o lubrificante gera algumas partículas que se assentam no interior do motor. Além dos detritos que ficam em partes de difícil acesso, outras partículas flutuam no óleo. A limpeza devolve às partes o movimento correto e impede o desgaste.
2. Começar do zero
Por mais que seja sempre feita uma manutenção periódica do veículo, há casos em que a limpeza é necessária mesmo que aparentemente esteja tudo certo. Um exemplo é quando se compra um carro usado. Uma rápida limpeza seguida de alguns litros de óleo novo pode poupar muito trabalho no futuro. Outro caso é quando o carro passa por reparos internos, que geralmente deixam resíduos.
3. Mantém o óleo limpo
Motor limpo preserva o óleo por mais tempo. O processo elimina a formação de lama no interior dos componentes, o que prejudica até mesmo um óleo novo em uma troca. Além disso, os intervalos de substituição do lubrificante ficam maiores.
4. Auxilia os filtros
Os filtros de óleo conseguem reter partículas de até 0.03 milímetros. Mas outras ainda menores ficam circulando pelos componentes. A junção destas pequeninas sujeiras forma crostas que, com o tempo, o óleo não consegue mais limpar. A solução química usada na limpeza desfaz as camadas e elimina os resíduos.
5. Limpa outros componentes mecânicos
Quanto mais sujeira o motor acumula, mais peças são prejudicadas. Com a remoção da sujeira, outras peças conseguem funcionar corretamente, proporcionando mais potência e eficiência de combustível quase semelhante às de um veículo zero km.
Fonte: site MotorDream, 11 de outubro de 2012