A Honda apresenta no Japão o primeiro sistema de direção autônoma de nível 3 do mundo. O equipamento faz a sua estreia no sedã de luxo Legend, atualmente o modelo de topo da marca no país asiático.
A função recebeu o nome de Traffic Jam Pilot é faz parte do pacote de equipamentos tecnológicos Honda Sensing Elite. Enquanto os autônomos de nível 2 exigem que o motorista se mantenha sempre atento ao volante, no nível 3 o carro já é capaz de dispensar o motorista em condição de tráfego lento em vias expressas, permitindo que o condutor assista até um filme na tela da central multimídia.
Em caso de necessidade, o veículo pode solicitar a retomada do controle de direção pelo motorista. Mas caso ele não reaja, o próprio Traffic Jam Pilot é capaz de desacelerar o automóvel e fazer as mudanças de faixa até a parada do carro no acostamento.
Para conseguir comercializar a tecnologia, a Honda teve que obter uma autorização especial do Ministério Japonês de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, que exigiu a instalação no veículo de uma espécie de caixa preta para gravar dados do sistema autônomo nos últimos seis meses — incluindo se o motorista falhou em reagir a um alerta de retomada de comando — e a colocação de um adesivo indicativo na traseira do veículo.
Para operar, o Traffic Jam Pilot utiliza dados coletados pelo sistema de navegação via satélite e mapas tridimensionais de alta definição, além de uma rede de sensores que monitoram os arredores do veículo em um ângulo de 360°, enquanto uma câmera monitora as condições do condutor.
A tecnologia passou por uma bateria de testes de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros e é baseada em redundância, permitindo que a sua operação siga mesmo com defeito em um dos componentes.
A Honda foi a única montadora a insistir no sistema autônomo de nível 3. Outros fabricantes que haviam anunciado o desenvolvimento deste tipo de tecnologia, como a Audi, decidiram pular esta etapa e ir diretamente para o desenvolvimento de sistemas autônomos de nível 4, que, diferentemente do equipamento presente no sedã Legend, vão permitir que o motorista esqueça da direção também em condições de tráfego normal.
Fonte: iG Carros, 05/03/2021
Outras matérias da edição
É preciso mudar o rumo estrutural da economia
Por Jorge Hori* - Os dados do PIB do último trimestre de 2020, completando o ano, recém-publicados já estão defasados, mas dão ideia (...)
Associado tem assessoria jurídica completa no Sindepark
Você que é associado, aproveite o serviço das assessorias jurídicas que o Sindepark colocou à sua disposição. No ano passado (...)
Setor de serviços abre 2021 com ligeira alta de 0,6%
Recuperação ainda não permitiu retorno do mais importante segmento da economia brasileira ao patamar pré-pandemia (...)
Guarulhos retomará serviço de Zona Azul ainda este mês
A partir do próximo dia 22 de março a Zona Azul volta a operar em Guarulhos através de um serviço (...)
Nota do Milhão premia consumidor por nota fiscal em estacionamento
Programa da Prefeitura de São Paulo estimula emissão da nota fiscal de serviços (...)
Consumidor recorre a veículos usados e vendas crescem 4% no bimestre
Automóveis e comerciais leves seminovos somaram 1,7 milhão de unidades no período (...)
Carros elétricos batem recorde de vendas em janeiro
O mês de janeiro de 2021 apresentou o melhor número de vendas de carros elétricos dos últimos seis anos. Foram vendidos mais de 321 (...)
Empresa nacional de veículos elétricos inicia produção no Paraná
Ainda iniciante, a mobilidade elétrica no Brasil deu um passo importante com a inauguração dia 26 da linha de montagem de veículos elétricos (...)