A venda de automóveis e comerciais leves usados em fevereiro somou 876,3 mil unidades, anotando discreta alta de 0,8% na comparação com janeiro. O confronto com fevereiro de 2020 aponta aumento de 15,1%. O bimestre teve 1,7 milhão de unidades negociadas, acréscimo de 4% sobre iguais meses do ano passado.
Os dados foram divulgados dia 3, pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionários. Segundo a entidade, fevereiro é em regra mais fraco que janeiro na venda de usados e um dos motivos é o carnaval.
“Neste ano o cancelamento do feriado e a queda da produção de veículos levaram o consumidor a optar por um seminovo”, estima o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
O crescimento dos leves foi puxado pelas transações de veículos comerciais de segunda mão, que somaram no bimestre 240 mil unidades, 11,7% a mais pelo confronto interanual. A demanda aquecida por transporte de mercadorias e comércio on-line explicam a alta bimestral mais acentuada que a dos automóveis. Segundo a entidade, a cada comercial leve zero-quilômetro negociado em fevereiro, 4,1 usados trocaram de dono.
São Paulo perde participação com alta de ICMS
Ainda de acordo com a Fenabrave, as vendas de veículos usados no Estado de São Paulo representavam quase 40% das transações de automóveis e comerciais leves usados no País. Mas o aumento de 207% na alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicado a partir de 15 de janeiro de 2020 teria derrubado a participação estadual para 31,2% no segundo mês do ano.
Assumpção Júnior afirma que o governo de São Paulo está afugentando os negócios para outros estados e isso implicará perda de arrecadação.
Fonte: Automotive Business, 04/03/2021
Outras matérias da edição
É preciso mudar o rumo estrutural da economia
Por Jorge Hori* - Os dados do PIB do último trimestre de 2020, completando o ano, recém-publicados já estão defasados, mas dão ideia (...)
Associado tem assessoria jurídica completa no Sindepark
Você que é associado, aproveite o serviço das assessorias jurídicas que o Sindepark colocou à sua disposição. No ano passado (...)
Setor de serviços abre 2021 com ligeira alta de 0,6%
Recuperação ainda não permitiu retorno do mais importante segmento da economia brasileira ao patamar pré-pandemia (...)
Guarulhos retomará serviço de Zona Azul ainda este mês
A partir do próximo dia 22 de março a Zona Azul volta a operar em Guarulhos através de um serviço (...)
Nota do Milhão premia consumidor por nota fiscal em estacionamento
Programa da Prefeitura de São Paulo estimula emissão da nota fiscal de serviços (...)
Carros elétricos batem recorde de vendas em janeiro
O mês de janeiro de 2021 apresentou o melhor número de vendas de carros elétricos dos últimos seis anos. Foram vendidos mais de 321 (...)
Empresa nacional de veículos elétricos inicia produção no Paraná
Ainda iniciante, a mobilidade elétrica no Brasil deu um passo importante com a inauguração dia 26 da linha de montagem de veículos elétricos (...)
Montadora lança primeiro carro autônomo de nível 3 no Japão
Tecnologia presente no sedã Legend permite abrir mão da direção em congestionamentos e tráfego lento (...)