A Mercedes-Benz selou parceria com a Nvidia Enterprise para o desenvolvimento de um novo sistema de computação com inteligência artificial (IA) para equipar toda sua linha de automóveis a partir de 2024. A tecnologia, segundo a fabricante alemã, vai viabilizar funções de direção automatizadas atualizáveis. As duas empresas divulgam que vão trabalhar juntas para projetar “a arquitetura de computação mais sofisticada e avançada já implementada em um automóvel”.
A nova arquitetura definida por software será construída sobre a plataforma Nvidia Drive e será padrão para a próxima geração de todos os veículos Mercedes-Benz. Um dos principais recursos será a capacidade de automatizar a condução de rotas regulares de endereço para endereço. Além disso, haverá inúmeras aplicações futuras de segurança e conveniência. Os clientes poderão comprar e adicionar recursos, aplicativos de software e serviços de assinatura por meio de atualizações na nuvem (OTA – Over the Air) de software durante a vida útil do automóvel.
“Estamos muito satisfeitos por poder ampliar nossa cooperação com a Nvidia. A arquitetura de computação de IA nos ajudará a otimizar nossa jornada em direção à direção autônoma. Esses novos recursos e atualizações serão baixados da nuvem, melhorando a segurança, aumentando o valor e ampliando o prazer do proprietário para todos os clientes”, afirma Ola Källenius, chairman do conselho de administração da Daimler AG e chefe da Mercedes-Benz Cars.
Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, comemora: “A Mercedes-Benz é o parceiro perfeito para nós, dado seu longo histórico de inovação e nosso forte relacionamento técnico. Juntos revolucionaremos a experiência de propriedade do carro, tornando o software do veículo programável e atualizável continuamente por meio de atualizações sem fio (OTA). Todo Mercedes-Benz no futuro próximo com o sistema Nvidia Drive virá acompanhado de uma equipe de engenheiros especializados em IA e software, desenvolvendo, redefinindo e aprimorando continuamente o carro ao longo de sua vida útil”, explica.
As empresas informam que Nvidia e Mercedes-Benz desenvolverão em conjunto os aplicativos de IA e veículos automatizados que incluem os níveis SAE 2 e 3 de autonomia, bem como funções de estacionamento automatizadas até o nível 4. Com isso, os automóveis da marca alemã serão dirigidos total ou parcialmente pelos módulos de supercomputação da próxima geração do Nvidia Drive. Com a atualização constante do software, à medida que a estrutura tecnológica e regulamentar se desenvolverem, será possível atualizar todos os automóveis através da nuvem para incorporar funções de direção automatizada cada vez mais avançadas.
Fonte: Automotive Business, 24/06/2020
Outras matérias da edição
A regularização da economia
Por Jorge Hori* - Com o acordo firmado pelo Brasil com a Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca, o país poderá contar, no início de dezembro (...)
SP multará cidadãos sem máscara e estabelecimentos que permitirem sua entrada
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou multas de R$ 524,59 para cidadãos que forem flagrados sem máscaras em espaços públicos (...)
Governo de SP autoriza reabertura de bares e restaurantes na capital
Prefeito Bruno Covas disse que funcionamento só será autorizado a partir do dia 6 de julho (...)
Portarias estabelecem regras gerais para retomada das atividades econômicas
Foram elaboradas e divulgadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Previdência e Trabalho (...)
O que os números já mostram sobre o impacto da pandemia nos escritórios!
Desde o começo da pandemia, todos estão na expectativa de entender o real impacto que ela trará sobre o mercado imobiliário (...)
TJ-PB mantém decisão de juiz sobre estacionamentos de shoppings em JP
O desembargador José Ricardo Porto negou pedido objetivando dar efeito suspensivo a uma decisão do Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública (...)
Projeto estabelece validade nacional de credencial de idoso para estacionamento
A proposta acrescenta a medida ao Estatuto do Idoso, que hoje prevê a reserva de vagas para idosos em estacionamentos públicos e privados (...)
Público aprova shows no drive-in (Porto Alegre/RS)
Alternativa de entretenimento em tempos de distanciamento social recomendado pela pandemia, o POA Drive-in Show lotou na sua estreia (...)
Entenda quais são as mudanças na CNH aprovadas pela Câmara
Deputados aprovaram mudanças, que ainda serão analisadas pelo Senado. Veja as principais alterações propostas (...)
Venda de carros usados segue em recuperação e tem melhor mês após o início da quarentena
Índices indicam crescimento pela nona semana consecutiva e a tendência é de alta com a reabertura das lojas em São Paulo (...)
Pandemia afeta planos de concessões
A pandemia do novo coronavírus já afeta diretamente o planejamento do governo na área de infraestrutura (...)
A retomada dos IPOs
O ano começou com tudo para ser o melhor da história dos IPOs (sigla em inglês para oferta inicial de ações) na B3, a bolsa de valores de São Paulo (...)