Após o Mercado da Madalena ter sido contemplado com um aumento de vagas no estacionamento público rotativo, o Mercado da Encruzilhada também está fazendo parte da expansão da Zona Azul. Desde o dia 3, o mercado passou a contar com novas 130 vagas em seu entorno. Seis delas serão destinadas a pessoas idosas, cinco a pessoas com deficiência e quatro ao serviço de carga e descarga.
A ação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantou o projeto nas ruas Amaro Coutinho, Carlos Borromeu e Doutor José Maria. Até o final do mês, o Mercado de Casa Amarela terá 60 vagas de Zona Azul.
O tempo máximo de permanência será de duas horas e o funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Pontos de venda de Zona Azul estão sendo cadastrados nas proximidades do mercado. A multa para quem estacionar de forma irregular nessas vagas é grave - R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação - e o veículo está passível de remoção ao depósito.
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que é importante democratizar a utilização do estacionamento no entorno dos equipamentos comerciais. “Garantir a rotatividade das vagas de estacionamento poderá potencializar o comércio local e promover mais comodidade aos frequentadores do mercado. A ideia é estender o projeto para outros mercados, beneficiando, por exemplo, os bairros de Casa Amarela e Afogados”, ressalta.
Fonte: Diário de Pernambuco - Recife - 04/11/2017