Com quase 200 mil carros vendidos, março foi até agora o melhor mês do ano, com desempenho surpreendente considerando que teve menos dias úteis por causa do Carnaval, que na prática reduz o ritmo das vendas por quase uma semana inteira. Conforme números publicados pela Agência Autoinforme, foram vendidos 199.526 veículos leves (automóveis e utilitários), crescimento de 5,1% sobre fevereiro (189.908) e queda imperceptível de 0,3% sobre março do ano passado (200.098).
Na comparação de vendas diárias (9.976 unidades em 19 dias úteis), março também foi o melhor mês de 2019, registrou crescimento de 5,4% em relação a fevereiro (9.469 em 20 dias) e 4,7% em relação ao mesmo mês de 2018 (9.528 com 21 dias).
O crescimento acumulado no ano agora é de 10% sobre o primeiro trimestre do ano passado. De janeiro a março as vendas somaram 580.184 automóveis e comerciais leves, contra 527.340 no mesmo período do ano anterior.
GM segue líder isolada
Na participação de mercado por marcas, a GM/Chevrolet segue líder isolada, bem distante das concorrentes, vendeu 36.328 veículos em março e ficou com 18,2% de participação no mercado interno. Volkswagen permanece em segundo (28.820 e 14,4%) e a Fiat em terceiro, com 23.940 carros e 12% de participação.
A Renault manteve o quarto lugar conquistado este ano, mas melhorou seu domínio de mercado, sua fatia subiu de 8,43% para 9,6%, graças às boas vendas do Kwid, quinto colocado no ranking por modelo.
A Ford caiu de quinto para o sexto lugar e a Hyundai caiu do sexto para o sétimo, enquanto a Toyota subiu duas posições, ficando com o sexto lugar em março. Já a Honda caiu um posto, ficou em nono este mês, ultrapassada pela Jeep, que pela primeira vez obteve a oitava posição no ranking.
No acumulado do trimestre, no entanto, a Renault tem 8,8% de participação, mas mantém a quarta posição; a Ford permanece em quinto lugar e a Honda segue na oitava posição.
Fonte: Agência Autoinforme, 01/04/2019