O governo de São Paulo anunciou dia 19 que shoppings, restaurantes, comércios de rua, escritórios, entre outras atividades comerciais, poderão ampliar o seu horário de funcionamento de seis para oito horas em cidades que estão na fase amarela do Plano São Paulo. A mudança nas regras do plano foi feita por meio de um decreto e começou a valer dia 21.
Os empresários podem optar pela jornada de trabalho contínua, de 8 horas interruptas, ou fracionada. Atualmente, o funcionamento está limitado a seis horas diárias para a fase amarela do Plano São Paulo, que regulamenta a quarentena para conter a Covid-19 no estado.
Segundo o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, mesmo com a autorização do estado os prefeitos têm autonomia para aplicar a medida e decidir se e quando a mudança será adotada.
"Lembro que, mesmo com essa medida feita pelo decreto do governo do estado de São Paulo, os prefeitos têm autonomia para aplicar a medida e decidir se a mudança será adotada e em que momento ela deve ser adotada nas suas cidades", disse Garcia.
A secretária de desenvolvimento econômico do estado, Patrícia Ellen, admitiu que a mudança de horários é resultado de pleitos trazidos por empresários.
"Além disso, como mencionado já, uma série de pleitos foram trazidos com relação a fase amarela, principalmente relacionado a extensão do horário (...).", disse Ellen.
Ela reconheceu ainda que o estado de SP permanece em um "platô" na curva de mortes provocadas pela Covid-19 e apelou para que os municípios entrem no programa de rastreamento de casos ativos do governo estadual.
"Eu queria passar mais um lembrete para que possamos sair desse platô no estado com relação de internação e óbitos precisamos praticar o trabalho de triagem, testagem e isolamento de contatos. Estamos hoje com 189 municípios que aderiram a esse programa com as novas tecnologias", disse Ellen.
De acordo com a última classificação do Plano São Paulo, 15 regiões do estado estão na fase amarela: Baixada Santista, município de São Paulo, Sub-região Leste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Sub-região Sudeste da RMSP, Sub-região Sudoeste da RMSP, Araraquara, Araçatuba, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Marília, Sorocaba, São João da Boa Vista, Taubaté e Campinas.
Esta é a segunda alteração nas regras que delimitam o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais no Plano São Paulo. No início de julho, o governo ampliou de 4 para 6 horas o período de funcionamento de estabelecimentos comerciais dos municípios que estão na fase laranja de flexibilização econômica do plano.
Venda de ingressos em bilheterias
O governo também passou a permitir a venda de ingressos em bilheterias para eventos culturais, sociais e de negócios. Antes, a venda deveria ser feita antecipadamente. Permanece a necessidade de venda com assentos marcados e horários pré-agendados. A ocupação deve ficar limitada a 40% da capacidade máxima de assentos.
Além disso, o governo anunciou ainda mudanças nas regras para a fase verde da quarentena. A fase verde vem depois da fase amarela, na qual se encontra a maior parte do estado, e ainda não foi aplicada em nenhuma região.
Segundo as novas normas, o atendimento presencial na fase verde poderá ocorrer somente até as 22h. Antes, não havia limite de horário para o funcionamento noturno, apenas limite de horas diárias. A ocupação deve ficar limitada a 60% da capacidade máxima de cada estabelecimento.
Fonte: CNB, 19/8/2020
Outras matérias da edição
A demanda de estacionamentos no novo normal
Por Jorge Hori* - A cidade de São Paulo está voltando a funcionar, com um misto de retomada do velho normal e de um novo normal, não sendo mais (...)
Decreto prorroga redução de salário e jornada
O Sindepark informa que foi publicado o Decreto nº 10.470/2020, que prorroga por mais 60 (sessenta) dias os prazos para celebração (...)
Prévia da inflação de agosto fica em 0,23%, puxada pelo preço dos combustíveis
Resultado veio em linha com as expectativas do mercado (...)
Novas receitas geradas pelos estacionamentos
O estacionamento, mesmo com sua capacidade reduzida, passou a ser uma área estratégica para o shopping continuar prestando atendimento ao cliente e até oferecer (...)
Três empresas disputam serviço de zona azul em Marília (SP)
Foi realizada dia 14 a abertura dos envelopes das empresas para implementação do serviço de zona azul de estacionamento rotativo em Marília (...)
Estacionamento de shopping com banco de horas (RJ)
Aquela horinha e aqueles minutinhos a mais que a gente paga no estacionamento dos shoppings podem ir para um banco de (...)
Estacionamentos seguem com pouca procura em Suzano (SP)
Pouca coisa mudou no movimento de alguns estacionamentos da região central de Suzano desde a reabertura do comércio (...)
Nissan abre loja virtual e começa a vender um dos modelos só via internet
Configuração do carro, aprovação de financiamento e pagamento serão feitos de forma 100% digital (...)
Minicarro elétrico apoiado por montadora recebe 50 mil pedidos
Veículo é o primeiro modelo elétrico pequeno a atingir dez mil vendas em 20 dias (...)